Conheça a origem do nome das principais redes sociais e serviços online

Neste artigo conheça a origem do nome das principais redes sociais e serviços online.

Se você pretende criar um novo website para o seu negócio online (seja um blog para postagens ou até mesmo a marca para um serviço que talvez venha a se tornar mundialmente conhecido), e sempre teve curiosidade para saber como os nomes foram inventados, veja a seguir uma lista com algumas destas marcas e origem dos nomes.

Bing
Ferramenta de busca – O nome teve origem na própria Microsoft com base em pesquisa de mercado qualitativa, técnica conhecida como “Focus Group”. “Bing” foi escolhido por ser curto e fácil de memorizar, e é associado a quando uma pessoa encontra algo que estava procurando.

Google
Ferramenta de busca – O número “1” (um) seguido de cem vezes o número “0” (zero) é conhecido na matemática como “googol”. Esta foi a inspiração dos criadores do nome, a expressão fazia alusão a uma grande quantidade de resultados encontrados.

Yahoo
Ferramenta de Busca – O nome tem origem na literatura. No livro clássico “As Viagens de Gulliver”, Yahoos são seres selvagens personagens da história.

Facebook
Rede de Compartilhamento – Nos Estados Unidos é comum os estudantes de escolas e universidades colecionarem fotos de amigos e colegas de turma. Estes livros são conhecidos como “facebooks”, inspiração para o nome da rede de Mark Zuckerberg.

Twitter
Rede de Compartilhamento – A primeira escolha foi “twitch”, que representa um tipo de buzz (zumbido). O mesmo tipo de zumbido que escutamos quando recebemos mensagens vibrando no telefone. Mas como o nome não era muito apelativo, e após procurarem no dicionário por alternativas parecidas, optou-se por Twitter que significa algo como propagar informações inconsequentes e como ruídos de pássaros – segundo Jack Dorsey, criador da rede.

Flickr
Rede de Compartilhamento – O termo “flicker” em inglês significa tremular,  algo comum em fotos tiradas por amadores. Porém, o domínio flicker.com já havia sido registrado. E os fundadores, então, optaram por tirar a letra “e” do nome.

Instagram
Rede de Compartilhamento – O nome teve origem juntando-se as palavras “Instant camera” (Câmera instantânea) e “Telegram” (Telegrama).

Pinterest
Rede de Compartilhamento – “Pin” é um termo em inglês para alfinete (aquele alfinete usado para fixar mensagens e lembretes em quadros de aviso). E “Interest” significa interesse. Unindo os dois nomes temos exatamente o que a rede permite fazer.

Youtube
Rede de Compartilhamento – O nome faz alusão aos antigos televisores de tubo (“tube” – em inglês). “You” significa você. Ficou algo como “você apresenta”.

MSN
Serviço de Mensagens – O nome é a abreviação do portal The Microsoft Network. MSN é um portal e uma rede de serviços oferecidos pela Microsoft em suas estratégias envolvendo tecnologias de Internet. O logotipo representa uma borboleta, que “captura a imaginação e a liberdade” de conversar no MSN.

ICQ
Serviço de Mensagens – A pronúncia das letras em inglês soa parecido com “I Seek You” (“Eu procuro você” em tradução livre).

WhatsApp
Serviço de Mensagens – “What’s up” em inglês é uma expressão informal, que significa algo como “O que está acontecendo/rolando”. E “App”, que soa similar a “up”, é a abreviação de “application” (aplicativo).  É um aplicativo para você saber o que os amigos estão fazendo ou pensando naquele momento.

Blog
Site de postagens – As primeiras versões chamavam-se “web log”, um tipo de registro diário de atividades virtuais. Mas os criadores, após algum tempo, mudaram o nome para “we blog” – Algo como “nós blogamos”, de onde surgiu o termo. Os blogs deram origem ao meio mais atual de comunicação e compartilhamento de informações, as famigeradas Redes Sociais.