Instalando o WordPress em um VPS Ubuntu com o ServerPilot

Neste tutorial vamos mostrar como é fácil gerenciar um servidor VPS usando o painel de controle ServerPilot, um gerenciador gratuito e de fácil integração com os Droplets da DigitalOcean.

Quando eu pesquisei alternativas para instalar um servidor com painel de controle testei várias possibilidades e decidi pelo ISPConfig 3 que tem suporte a módulos de revenda/cliente exigindo pouco dos recursos do servidor, além de ser multi-servidor e ter uma documentação completa e abrangente, entre outras várias características. Durante a pesquisei optei somente pelas ferramentas gratuitas e na época ignorei o ServerPilot por ser muito básico na opção gratuita e muito caro na opção Business ($49 por mês, isso custa mais do que o cPanel).

Na semana passada um leitor aqui do Fator Binário, o Alexandre (muito obrigado pela dica), me contactou falando sobre a possibilidade de escrever sobre o ServerPilot, que decidi testar. Como de costume, vou escrever sobre a configuração mas também darei minha opinião e falarei sobre em quais casos o painel deverá ser usado, pois o objetivo principal do Fator Binário é citar alternativas para opções digitais.

Criando um Droplet na Digital Ocean e uma conta gratuita Server Pilot para gerenciar o VPS

Instalação opcional: phpMyAdmin

NOTAS:

» VEJA TAMBÉM:

Gerenciamento de Servidores Cloud com atendimento e consultoria em português. Planos mensais com os melhores preços do mercado.
Envie um email para [email protected] e saiba mais!

*Regarding english support please contact me by email or post a comment using the Disqus system. I do offer monthly support and custom server deploy. Now accepting Paypal and Bitcoin!

  • Alexandre Diniz

    Mais um mega tutorial do Luis que certamente irá ajudar muita gente!
    Lembrando que o tutorial referente a intalação do ISPConfig 3 está super facil, mas para aqueles usuários leigos que ainda assim tiverem dificuldades, esse tutorial do ServerPilot irá salva-los!!! Agora falta só o Luis falar do ZPanel, que pelo que pesquisei na net, seria o “grande” rival do ISPConfig 3! Por sinal tem uma interface linda que me lembra um pouco o CPanel! hehehe
    —————-

    Luis, quarta feira passada eu instalei um servidor de $5 com painel de controle ISPConfig 3 (seguindo seu excelente tutorial)… Tudo está uma maravilha e funcionando redondinho, só que honestamente estou com vontade de seguir aquele seu tutorial onde no final terei um servidor Linux Ubuntu 14.10 rodando LEMP (Nginx + MySQL + PHP), servidor de email e WordPress.

    O motivo por desejar essa mudança é que levando em consideração que meu servidor tem apenas um unico website e não penso em múltiplos domínios, acho um luxo desnecessário manter um paneil de controle… Por mais que o ISPConfig 3 consuma poucos recursos do sistema, o fato é que sem ele irei economizar nesse consumo!

    Ainda não fiz essa mudança pois estou pesquisando qual servidor teria uma melhor performasse levando em consideração o plano de $5 da DigitalOcean. Vou aproveitar para pedir sua opinião pessoal sobre essa questão… Ubuntu 14.10 ou Debian 7? Levando em consideração a versão de 32 bits para ambos, afinal a minha politica é sempre economizar recursos onde der! hehehe

  • Olá Alexandre, e obrigado pela dica do ServerPilot.

    Eu havia selecionado o zPanel para testar quando optei pelo ISPConfig. O zPanel tem 2 problemas sérios, o primeiro é que ele foi descontinuado pelo desenvolvedor e o segundo, e provavelmente foi a causa do abandono, é que ele apresenta uma falha grave de segurança (parece que é fácil de acessar o servidor todo onde está o VPS). A maioria dos hostings proibem o zPanel inclusive, a DigitalOcean por exemplo alerta nos fórums de que se a falha de segurança causar problemas nos servidores deles o usuário poderá ser “convidado” a mudar de painel.

    Quanto ao Ubuntu;
    – com o ServerPilot (mesmo sendo 64 bits) não consome muitos recursos, o maior problema ali é o Apache na minha opinião.

    – seguir o tutorial LEMP anterior ainda é a preferência da maioria, posso dizer que já foi seguido por algumas centenas de pessoas.

    – estou planejando aqui uma terceira opção para o Ubuntu nos próximos dias.

    O Debian com ISPConfig é o que eu uso. Além de ser fácil de gerenciar não consome tantos recursos como a maioria dos paineis gerenciadores. O modo fácil de lidar com contas de email, criar e gerenciar sites, entre outras tarefas torna a ferramenta a melhor opção. Muita gente nem sabe disso mas o ISPConfig já vem com firewall, sendo uma preocupação a menos.

    Todos os tutoriais que escrevo aqui podem ser seguidos a risca e serem usados sem medo. Se você optar pelo LEMP no Ubuntu lembre de adicionar Swap, otimizar o Nginx e configurar o Firewall. A DigitalOcean bloqueia ataques DDOS no firewall global deles mas os demais ataques devem ser barrados no VPS.

    No segundo semestre deste ano será lançado a nova versão do ISPConfig.

  • Alexandre Diniz

    Ahhh realmente o fato do zPanel ter sido descontinuado já me desanimou em querer saber mais sobre o mesmo. é uma pena, achei o painel dele tão bonito, pra revenda de hospedagem seria show!

    Voltando ao assunto do meu servidor, depois de ler o seu comentário, acho que vou mesmo seguir o tutorial LEMP no Ubuntu, e antes de instalar o WordPress irei adicionar Swap e otimizar o Nginx… o problema será configurar o firewall, não encontrei nada referente a isso aqui no FB, mas to dando uma busca aqui na comunidade da DO… Não quero negligenciar essa questão de segurança, então se eu ver que configurar o danado do firewall vai me dar dor de cabeça, continuarei com com meu Debian com ISPConfig, mesmo não tendo em que utilizar esse painel, posso me aproveitar de seu firewall.

    Abraço!

  • Logo após eu ter publicado o tutorial do Ubuntu estava planejando escrever o firewall, mas o que aconteceu foi que o pessoal queria muito um painel de controle. Quando descobri que o ISPConfig já tem firewall deixei como secundário a configuração de segurança do primeiro tutorial.

    Mas posso otimizar um conjunto de regras de segurança e publicar se vocês quiserem. Só que estou planejando algo para a nova versão do sistema, a 15.04. E quem sabe incluir um capítulo sobre segurança..

    Mas vai de Debian que esse servidor tá show. Só se você gostar muito de Ubuntu pra querer mudar.

  • Para discutir sobre este tutorial inicie um tópico no Fórum da Comunidade:

    http://fatorbinario.com/comunidade/forum/tutoriais-fator-binario/

    *Registre-se na Comunidade e ajude compartilhando conhecimento. Responderei às dúvidas com a mesma rapidez de sempre.

    Muito Obrigado..

  • André Nascimento

    Boa noite Luis,

    Excelente tutorial, achei seu site na minha busca enfreada por um artigo sobre SSL, e gostei muito do que você mostra. Sou iniciante neste mundo lindo do linux, digo lindo porque estou gostando muito do que venho aprendendo principalmente aqui no FB.

    O Serverpilot é bom mas esta me dando um grande problema para configurar este SSL, já fiquei duas noites tentando e ate agora nada, estou pensando mesmo em dar uma olhada neste tutorial do ISPConfig 3 e reinstalar meu site em wordpress novamente, na verdade é uma loja em Woocommerce daí o motivo de usar o SSL.

    Só digo uma coisa, se você não tem experiência e não conhece o Linux e seu projeto é algo pequeno como um blog, vai de ServerPilot, mas se for algo médio ou grande não compensa.

    Bom é isso Luis, super show tudo aquiii….Forte Abraço! e vamo q vamo!

  • É isso André,
    se precisar de ajuda é só perguntar.

  • Anglerson

    Cada gota que eu criar no Digital Ocean, vou pagar 5 dollar para cada uma das gota?

  • Sim, cada Droplet tem que alugar por hora. Mas não confunda com a quantidade de sites, por exemplo dou assistência em servidores que têm até 50 sites em um único Droplet.

  • Anglerson

    To usando server pilot, achei que só dava pra instalar um site em cada gota, mais eu vi aqui, ele aceita vários também

  • Os Droplets na DigitalOcean não têm limite. A limitação é somente de hardware ou aquela de bytes mensais transferidos.
    No ServerPilot é possível adicionar múltiplos sites também, assim como no ISPConfig.

  • Emanuel Raul

    Cara, vc não perde uma em… Todos os seus posts tem links de referidos ou afiliados… kkkkkk… Tá certo! Nem relógio trampa de graça né.

  • Por todos esses meses que os tutoriais estão online a intenção foi somente os links mesmo. Mas isso vai mudar daqui pra frente pois farei um conteúdo pago no site.

    Link de afiliado não dá tanto retorno quanto parece..

  • CRJ

    Realmente para leigos para uma ótima opção, mas quanto ao consumo de memória? seria tão leve quanto ISPcofig

    Achei esta outra solução ” Ajenti ” interface bem bonita, mais seria leve como ISPcofig ? …

  • Não é não. O ISPConfig é leve por causa da maneira como foi escrito.

    E veja lá que o Ajenti não tem todas as ferramentas, uma época eu pesquisei e não tinha o Fail2Ban por exemplo.

    Eu conheço todos os outros painéis e já testei o Ajenti, talvez no futuro eu escreva sobre ele mas de momento não teve servidor ou projeto que o ISPConfig com Debian 8 e NginX não atendessem.

  • CRJ

    Muito obrigado 🙂 vou continuar com ISPconfig então…

  • Se você gosta de segurança, estabilidade e suporte fique por aqui e com o Debian + ISPConfig.

    Já configurei mais de 500 servidores até agora e nunca hackearam nenhum e muito menos tive qualquer problema que naõ pudesse solucionar.

    E se tiver interesse eu tenho curso VIP sobre servidores, o ISPConfig, manutenção de sites e serviços com foco em seu projeto/site, tudo em um único pacote. As aulas são por Skype no estilo “coaching”, além de que você fica nos meus contatos de Skype para consultorias e suporte futuro.

  • diogo jose

    Bom dia @fatorbinario:disqus . Infelizmente estou quase desistindo do ispconfig no debian 8. A configuração de instalação dele é muito complexa, creio que para manusear também deva ser, principalmente para quem não tem nenhum conhecimento em vps. Por conta disso você acha que o serverpilot poderia ser uma melhor opção para quem está começando ou ainda vale a pela o ispconfig mesmo assim? * Detalhe, meu intuito por um bom tempo não é de vender serviços, só de hospedar sites pessoais e aprendizado mesmo. Abraço e obrigado pela atenção de sempre.

  • Operar o ISPConfig é uma brisa depois de tudo instalado e configurado. Mas vai no ServerPilot que é bem simples e em 10 minutos você coloca o site no ar..

  • diogo jose

    Vou tirar a noite de novo pra tentar novamente instalar o ispconfig, se eu ver que está acima do que meu conhecimento atual alcança eu vou para o serverpilot mesmo. Só uma coisa, como quero usar o droplet mais barato do digitalocean, o tutorial de ispconfig servirá perfeitamente no debian 8 x32? Pois creio que esse por consumir menos recursos facilite um pouco e evite as quedas do mysql, ou estou enganado? Sobre o serverpilot, ontem fiz o tutorial quase todo mas no final não estava encontrando a pasta “app” no sftp para colar a pasta do wordpress, fiz algo errado? Sendo que via putty eu usei o comando LS e aparecia a pasta app e todos os seus sub diretórios.

  • Melhor criar no Debian 8 x64, tem umas limitações de MySQL no x32 que é melhor evitar e a diferença de uso de recursos nem é tão grande mais, o Debian 8 veio melhor otimizado.

    O MySQL não vai cair se você configurar a SWAP.

    Talvez não mostrava a pasta app porque você tinha que dar um refresh ou sair e entrar novamente.. ServerPilot é bem simples, mas lembre-se que quando necessitar de recursos adicionais no futuro ele pode te limitar.

  • diogo jose

    @fatorbinario:disqus . Tô evoluindo aos poucos, rsrs. Consegui fazer a instalação do serverpilot, meu site tá abrindo no endereço de ip do droplet, como faço pra migrar esse endereço de ip para meu dominio? E para instalar mais de um site, qual seria o procedimento? Valeu pela paciência.

  • Tem que apontar os NS para onde escreveu a tabela DNS sim. Para colocar mais de um site no ServerPilot tem que ver lá na documentação deles mas acho que o procedimento é quase o mesmo..

    Eu não dou suporte no ServerPilot mas as pessoas que operam ele dizem que é bem fácil.

  • diogo jose

    Consegui colocar meu site no ar. Por enquanto vou usando um só mesmo para ir me acostumando com a interface. Saberia me dizer se o serverpilot possibilita a criação de subdomínios para que eu instale um site totalmente novo neles como eu faço no hostgator?

  • Jean A. Silva

    Prezado Luis,

    Uma duvida, eu posso adicionar mais de 4 dominios nesses passos?.

  • Pode sim, mas adicionar sites em LEMP é sempre uma dor de cabeça.

    Siga o meu tutorial de Debian 8 com ISPConfig + Servidor de Email que fica super top.

  • Jean A. Silva

    Ótimo e muito obrigado, vou usar o digital Ocean, mas meu plano é de $5, tem algum problema?. 512mb, 1core, 30gb?. Realmente fica mais rápido o acesso?.

  • Esses VPS de $5 aguentam tráfego de uns 150 mil acessos mês para sites pesados em WordPress, quando bem otimizado.

    Se o site for PHP serve umas 4 vezes mais que isso aproximadamente.

  • Jean A. Silva

    Vou usar muito o WordPress, o que você me recomenda referente ao servidor de Email?. Tem algum que é externo mas gratuito?.

  • Use o Zoho, tem um tutorial muito bom aqui no site.