Queda acentuada do Bitcoin causada por uma simples ordem de venda?

Neste último fim de semana o Bitcoin teve a sua mais baixa cotação do ano, chegando a U$ 275. O que causou especulações das possíveis causas da queda acentuada.

De acordo com uma postagem de Alex Wilhelm da TechCrunch, uma simples ordem de venda de 30.000 Bitcoins foi colocada na semana passada ao preço de U$ 300. O que causou uma “cratera” no gráfico da bolsa.

Esta queda dramática faz sentido com a explicação, pois nos últimos dias o Bitcoin ganhou apoio significativo do PayPal, que anunciou uma parceria com a BitPay, Coinbase e GoCoin. Além disso a moeda ainda teve um aval de Bill Gates, dizendo que “Bitcoin é melhor que dinheiro”. As notícias eram favoráveis à moeda, então por quê a queda abrupta?

Quem está por trás da venda ainda é um mistério, e os motivos que levaram aquela pessoa a vender num preço tão baixo também. Pode ter sido por uma emergência financeira, mas dificilmente alguém com tantas moedas colocaria uma ordem de venda tão baixa por engano.

O valor total da transação foi de 9 milhões de dólares, o que fez o vendedor ganhar um bom dinheiro. Mas também beneficiou os compradores, pois a cotação voltou a subir logo depois, chegando a U$ 330. Dando um lucro de 10% em poucas horas.

Apesar da bolha causar um grande estrago na bolsa Bitcoin a tendência natural é de que o preço volte a subir nos próximos dias.


  • João José

    E aquele cara que comprou 30K de BTC em um leilão por mais de $500? agora eles valem menos e a recuperação do preço demorará, acredito que ela virá após a próxima alteração da recompensa do bloco.

  • fatorbinario

    Também achei estranho uma única venda causar todo este barulho. Mas talvez a síndrome do “Panic Seller” naquela sátira que postei explique. Uma venda forte fazendo a moeda cair, então o pessoal vai na onda do “vai despencar” e começa a vender também. ( Link: http://fatorbinario.com/parodia-tipos-mais-comuns-de-usuarios-bitcoin/ )

    Vamos aguardar, a expectativa é que volte a subir novamente.