Como agregar e organizar várias contas de email no seu Gmail

Aprenda a organizar suas contas de e-mail para que fiquem todas agregadas no seu Gmail. Com este tutorial você conseguirá inclusive enviar e-mails selecionando o remetente de outras contas sem precisar sair da sua conta principal.

Criei o meu primeiro e-mail em 1997 e desde então tenho acumulado aproximadamente 50 contas em diversos servidores. Ficaria muito difícil gerenciar e organizar isso tudo se eu tivesse que entrar em cada conta pra checar as mensagens. Quando registrei o Fator Binário, por exemplo, criei a conta [email protected], que uso para enviar e receber mensagens da minha hospedagem, de redes sociais e de sites que cadastro o blog.

Futuramente vou escrever um grande tutorial de como fazer para iniciar um site/blog/negócio online sem a pessoa ter conhecimento algum de programação ou de como registrar/gerenciar um domínio. Esta postagem é só uma parte, porém essencial.

Veja então como fazer para gerenciar outras contas de e-mail diretamente do seu Gmail sem precisar usar o Outlook Express ou outra ferramenta.


Como agregar as contas?

 

1. Primeiramente defina qual conta do Gmail será usada como “principal“;

2. Acesse a conta principal e clique no símbolo de engrenagem no canto superior direito para acessar Configurações. Na opção “Receber e-mails de outras contas (usando POP3)” clique em “Adicionar uma conta de e-mail POP3 que você possui“. Aparecerá uma caixa de textos solicitando o e-mail que você queira pegar as mensagens e clique “Próxima etapa“.

  >> Se a sua conta secundária for no Gmail: Na próxima tela aparecerá alguns dados já inseridos no formulário. Nome de usuário (deixe como está); Senha (coloque a senha daquela conta); Servidor POP (mude para smtp.gmail.com); Porta (995). Marque as opções “Use sempre uma conexão segura SSL“, e “Marcar as mensagens recebidas:” (sendo esta aqui bem útil para organizar os e-mails que chegarem, pois você colocará automaticamente um marcador nas mensagens desta conta).

  >> Se a conta secundária for de outro provedor: O que muda no preenchimento do formulário são as informações de Nome do usuário (que normalmente será o seu e-mail); Senha; Servidor POP e Porta (informações que devem ser verificadas com o seu provedor atual). O Gmail auto preenche o servidor e a porta se você colocar um e-mail de um provedor conhecido, como o Hotmail por exemplo.

Com isso configurado o Gmail busca automaticamente mensagens pra você da conta secundária e coloca na caixa de entrada de sua conta principal marcando o e-mail com aquela opção que você escolheu em “Marcar as mensagens recebidas:“.


Como organizar?

 

Para exibir o novo marcador no painel esquerdo da sua conta, acesse “Configurações” e escolha “Marcadores” no menu. Na lista encontre o marcador escolhido e clique em “mostrar” (se ainda não estiver ativado). Pode-se criar marcadores variados aqui, eu utilizo vários para cada conta, por exemplo os e-mails que chegam do Fator Binário são marcados como “Redes Sociais” quando vierem mensagens do Facebook, Twitter, etc.. Ou ainda “Hospedagem” quando são do meu plano de hospedagem. Usar marcadores para organizar seus e-mails fica ainda mais fácil usando Filtros.

Além de organizar automaticamente os e-mails que chegam, pode-se usar filtros para as mensagens nunca serem enviadas para a pasta Spam na conta secundária por exemplo (algumas mensagens legítimas podem ir para a pasta Spam da conta secundária por engano, e como a intenção é nem acessar mais aquela conta a mensagem pode se perder).

Para nunca enviar à pasta Spam: Acesse a conta secundária e clique em “Filtros” no menu de “Configurações“. Clicar em “Criar novo filtro“, na caixa de texto onde diz “Não tem” coloca-se um texto qualquer que nunca aparecerá numa mensagem comum de e-mail, como por exemplo “nmoihaerwrd634fv98nm98n”. Clique em “Continuar“, na próxima tela a única opção relevante a se marcar é “Nunca enviar para Spam“. Assim todas as mensagens que vierem para a conta secundária que tiverem este texto nunca serão descartadas.


E como fazer para enviar e-mails com o endereço da conta secundária?

 

Acesse sua conta principal, e clique em “Contas e importação” no menu de “Configurações”. Na opção “Enviar e-mail como:” clicar em “Adicionar outro endereço de e-mail que você possui“. Será solicitado o nome que você usará para enviar, e o endereço de e-mail.

  >> Se a conta for do Gmail: aparecerá na tela um aviso de confirmação. Será enviado um e-mail para a conta secundária com um link de solicitação, perguntando se você permite que a conta principal possa enviar mensagens com seu endereço secundário.

  >> Se a conta for de outro provedor:  aparecerá um formulário solicitando os dados SMTP para envio. Dados que devem ser verificados no seu provedor. Em seguida será enviado para sua conta secundária o link de solicitação permitindo o envio através da conta.

Pronto. Agora você conseguirá enviar e-mails selecionando a conta secundária no campo “De:” quando escrever um novo e-mail.


©2014-2018 Fator Binário - Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account