Como editar arquivos Linux remotos usando WinSCP e Notepad++

Aprenda como editar arquivos no seu provedor de hospedagens usando o WinSCP e o Notepad++.

Nos próximos tutoriais iremos mostrar como configurar um servidor VPS para hospedar um site/blog WordPress. E para facilitar a edição dos arquivos remotos usaremos estas ferramentas gratuitas.

1.Primeiramente vamos baixar o Notepad++ (a diferença do Notepad++ para vários outros editores, é que pode-se editar arquivos Unix nativamente – sem que apareçam caracteres estranhos no texto). Faça o download e instale: http://notepad-plus-plus.org/

2.Baixe o WinSCP (o WinSCP é um cliente FTP melhorado, permite acessar o servidor remoto via SSH, FTP e SFTP). Faça o download e instale o WinSCP para Windows: http://winscp.net/eng/index.php. Escolha “Commander” no estilo de interface (com isso você terá 2 painéis: arquivos locais e arquivos remotos).

3.Inicie o WinSCP e clique em “Tools” e “Preferences…“. No painel esquerdo clique em “Editors“, clicar no botão “Add…” do painel direito. Na tela que abrirá escolha “External editor” e clique em “Browse…“. Localize o executável do Notepad++ que deve estar em “C:\Program Files (x86)\Notepad++\notepad++.exe“. Deixe o resto das opções padrão e clique em “OK“. Agora o Notepad++ já aparecerá na lista de editores do WinSCP, mas ainda não é o preferencial. Para isso deve-se clicar uma vez no item Notepad++ da lista para marcar, e clicar “Up” várias vezes até o editor ficar no topo da lista. Clique “OK” para gravar as alterações.

O WinSCP é instalado em inglês como padrão, para usá-lo em Português BR acesse este link e faça download da tradução (clicando no número da versão ao lado de Brazilian Portuguese). Copie o arquivo WinSCP.pt, que está dentro do ZIP, para a pasta de instalação do WinSCP. Após isso acesse o WinSCP e clique em “Tools” / “Preferences” / “Languages”. Selecione PT-BR, salve e reinicie o WinSCP.

É importante também habilitar a opção de exibir arquivos ocultos (no Linux arquivos ocultos têm um “ponto” no início), senão quando precisar editá-los pelo WinSCP eles não aparecem no painel. Clique em “Tools” e “Preferences…“. No painel esquerdo clique em “Panels“, na primeira opção habilite “Show hidden files“.

4.Teste o editor (Logicamente é necessário ter uma hospedagem remota de um site ou acesso a um servidor Linux/Unix pra isso). No painel do WinSCP clicar em “New Site“. Pode-se escolher o tipo de protocolo desejado, FTP/SFTP/SCP, ou simplesmente colocar o nome/IP do servidor e o número da porta. Por exemplo, Hostname: nomedoseuservidor.com.br – Port number: 22 (SSH). Preencha ainda com seu nome de usuário e senha do servidor e clique em “Save“.

5.No painel esquerdo aparecerá o seu servidor na lista, então é só dar um clique duplo para abrir. Após acessar, clique com o botão direito do mouse no arquivo que deseja editar e escolha “Edit“. O Notepad++ abrirá para edição, auto-detectando o arquivo Unix e aplicando a formatação correta.

* O WinSCP está configurado padrão para exibir somente as pastas remotas na janela de navegação. Para alterar isso clique em “Preferences” / “Interface” e escolha “Commander” no tipo de interface.

6.Opcional: Pode-se ainda baixar o Putty e integrá-lo no WinSCP (Putty é um cliente SSH/Telnet para acessar o terminal do servidor e permite digitar comandos, em nosso VPS o primeiro acesso deverá ser feito via terminal). Fazer o download em: http://www.putty.org/, não precisa instalar, é só copiar para a pasta do WinSCP. Após copiar o arquivo, ir para o painel inicial do WinSCP e clicar em “Tools” e “Preferences…“. No painel esquerdo escolher “Integration/Applications“. Em “PuTTY/Terminal client path:” clicar em “Browse…” e localizar o Putty.exe. Clicar “OK” para gravar. Pronto. Agora toda vez que quiser abrir o servidor usando o Putty, pode-se clicar com o botão direito do mouse sobre o servidor da lista e escolher “Open in PuTTY“. Ou ainda, se o servidor já estiver aberto na tela gráfica do WinSCP é só usar o atalho do teclado “CTRL+P” (pra isso certifique-se que a opção “Remember session password and pass it to PuTTY (SSH)”, acesse Preferences / Integration / Applications).

Observação: Quando acessar o servidor pela primeira vez via PuTTY ou WinSCP, será solicitado que confirme a chave criptográfica de autenticação.

Gerenciamento de Servidores Cloud com atendimento e consultoria em português. Planos mensais com os melhores preços do mercado.
Envie um email para [email protected] e saiba mais!