Em nosso tutorial sobre como configurar a tabela DNS do VPS ensinamos a adicionar os registros DKIM, SPF, ADSP e DMARC, todos muito importantes para o bom funcionamento do servidor de emails.
O registro DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance) é uma espécie de validador de emails que detecta spoofing, permitindo às empresas de email checarem a mensagem recebida e atestar se ela foi enviada pelo mesmo servidor descrito no cabeçalho.
Adicionar a conta “[email protected]” no parâmetro “rua=mailto:” do DMARC fará com que relatórios diários de empresas como Hotmail, Gmail e Yahoo sejam enviados para este email, e tornará seu domínio ainda mais confiável como enviador. Se a conta postmaster não existir em seu sistema adicione-a como alias de email direcionando a entrega para outra conta.
No tutorial de como configurar a tabela (clique aqui para abrir) adicionamos o seguinte registro:
Tipo: TXT
Name: _dmarc.fatorbinario.com.
Text: "v=DMARC1; p=none; pct=100; rua=mailto:[email protected]; aspf=r;"
Se não quiser receber emails diários simplesmente delete o parâmetro “rua” do registro.
Mas se optou por receber os relatórios veja como analisar o arquivo XML do DMARC:
- Clique em “Add Files” e selecione o(s) arquivo(s) compactado(s) (.zip) que você deve ter recebido no email. Clique em “Start“
- Em seguida clique no link para o relatório que aparecerá
- Abrirá uma nova janela com informações dos seus email enviados e de como eles foram recebidos. Clique em “+ Show Details” e no sinal de “+” ao lado do seu domínio em “SPF-Authorized Servers“
Verifique se todas as mensagens enviadas estão com o seu nome de domínio, se o PTR é do seu servidor e se o DMARC do DKIM e SPF estão como “pass“.