atualização de kernel

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #11251
    alexandreuc
    Participante

    olá,

     

    eu tenho um servidor com ispconfig, seguindo o tutorial do debian weezy.

    há atualizações para o kernel disponíveis agora. Está tudo funcionando perfeitamente. Eu devo atualizar?

    E devo tomar precauções antes? Faço um snapshot?

    É melhor ter um snapshot ou backup? E existe algum tutorial de como eu usar outro servidor apenas como segurança, como um clone do original? Pra redundância, no caso.

     

    obrigado

    #11252
    Luis FatorBinario
    Administrador

    Para fazer redundância não escrevi nada ainda, mas a questão é simples de resolver assim como na outra pergunta sua.

    Snapshot. Mas note que para fazer um snapshot é necessário desligar o servidor usando o comando shutdown conforme explicado neste tutorial: https://fatorbinario.com/como-fazer-backups-e-snapshots-na-digital-ocean/

    A opção de backup automático pela DigitalOcean pode ser ativada mesmo para Droplets que já estão rodando, é só abrir um ticket de suporte que eles incluem a opção no servidor. Serão feitos 4 backups por mês, sendo um por semana, e o custo é de 20% do valor do Droplet. Para servidores em produção eu indico essa como sendo a melhor opção.

    Tanto o snapshot como o backup podem ser selecionados como imagem de instalação para o Droplet. Então imagine que você tentou atualizar o sistema e deu crash por algum motivo. Neste caso é só destruir o Droplet e logo em seguida criar outro com as mesmas características e nome do anterior, mas notando que no campo “Select Image” deve-se clicar na aba Images e selecionar o snapshot/backup desejado. Em poucos minutos estará tudo lá novamente.

    Muita gente não tem seguido minha recomendação de backups automáticos, e além disso tentam outros tutoriais encontrados na internet que desconfiguram os serviços do servidor, e retornam ao Fator para que eu ajude a solucionar. Mas em alguns casos é praticamente impossível, um exemplo recente foi de um leitor que não quis admitir ter seguido outro tutorial mas entrei nos logs e olhei o que ele fez. Ele ainda tentou passar a conversa dizendo que a culpa era do sistema, mas como eu tenho o mesmo servidor que passo nos tutoriais funcionando por quase um ano sem falhas o argumento dele foi desconsiderado. Ele não tinha backup ou snapshot.

    Tente não fazer a atualização em todos os Droplets ao mesmo tempo, atualize em um que tenha menos sites primeiro e verifique os resultados por pelo menos uma semana. Se estiver tudo estável atualize nos demais, sempre fazendo cópia de segurança do sistema e dos sites primeiro.

     

    #11256
    alexandreuc
    Participante

    Obrigado! Vou ativar essa função.

    Mas então, é recomendado atualizar o kernel e o resto dos updates? Está tudo funcionando perfeitamente.

    Também vi que o ispconfig tem backups, nas opções de cada site. Como ele funciona exatamente? Já mexi lá, mas não encontrei função de restaurar depois e nem sei como acessar os backups.

    muito obrigado.

    #11257
    Luis FatorBinario
    Administrador

    Eu nunca atualizo o Kernel, só se houver necessidade. De vez em quando sai uns anúncios de atualizações importantes no site do ISPConfig, se quiser pode ficar de olho lá, mas dificilmente você terá que ficar atualizando sempre. Se o sistema está funcionando normal melhor não pirar muito com updates ou você pode acabar parando algum serviço sem querer.

    Um exemplo, digamos que numa nova versão de módulo do PHP determinada função não seja mais suportada. Se você não souber pesquisar e encontrar a resposta para o problema pode ficar dias com o serviço parado. Mas logicamente isso dificilmente ocorrerá. Um truque que uso sempre é aguardar pelo menos umas 2 semanas depois de soltarem uma atualização para que eu baixe em meu servidor, seja update de Linux ou WordPress.

    A função de backup no painel do ISPConfig é tão útil quanto ao do cPanel. Ou seja, você dificilmente conhece alguém que usa.

    Note que a função de backup/snapshot pela DigitalOcean guarda uma imagem completa do servidor, pronta para restauração quase instantânea, além de ser bastante segura e prática de usar.

     

    #11271
    alexandreuc
    Participante

    muito obrigado!

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

©2014-2020 Fator Binário - Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?