E-mails corporativos

Este tópico contém resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Luis FatorBinario 3 anos, 2 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #10739
     Gregory 
    Participante

    Boa noite Luis, gostaria de tirar algumas dúvidas com relação a e-mails corporativos.

    O que temos hoje de possibilidades para revender de forma mais profissional e-mails corporativos? Usando o ISPConfig3 e suas opções já é o suficiente para prover para o cliente entrega de seus e-mails, “esquiva” das caixas de spam e etc?

    Digo isso por que venho tendo constantes problemas com e-mails criados no ISP que caem em caixas de spam, praticamente 100% deles, não sei se isso tem ligação direta com o ISP, mas gostaria de saber quais seriam as opções por você recomendadas?

    Att;

    #10740
     Luis FatorBinario 
    Administrador

    O problema da não entrega dos emails não está relacionado com o ISPConfig, quem faz a entrega é o Postfix. Se colocasse a mesma configuração sem painel algum daria na mesma.

    Durante estes últimos meses tenho rodado muitos testes para melhorar essa taxa de entrega. O que acontece é que por causa do aumento no número de SPAMs a maioria dos endereços IPs de VPS são marcados em Blacklists internas do Hotmail, Gmail, Yahoo, etc..

    Para você ter uma ideia da crise, a Vultr, que é uma concorrente da DigitalOcean e Linode, pede até cópia de documento para liberar a porta de envio de emails. Grandes empresas como a SoftLayer da IBM e CloudApp da Microsoft (Azure) estão também em blacklists da maioria dos servidores, faça uma pesquisa por email spoofing CloudApp ou SoftLayer pra ver o que a galera fala. Eu mesmo já estou descartando qualquer email que venha destas redes, não envio nem mensagem de retorno simplesmente descarto.

    Um colega aqui do Fator pediu para configurar um SoftLayer no Debian, após terminar toda a instalação enviamos alguns emails, e os que foram para o Hotmail retornaram com a mensagem de que emails enviados da SoftLayer são bloqueados, olhe a mensagem:

    host mx2.hotmail.com[65.55.37.88] said: 550 SC-001
    (COL004-MC2F51) Unfortunately, messages from 198.xx.xxx.xx weren’t sent.
    Please contact your Internet service provider since part of their network
    is on our block list. You can also refer your provider to
    http://mail.live.com/mail/troubleshooting.aspx#errors. (in reply to MAIL
    FROM command)

    Parece bizarro mas veja só, emails enviados da CloudApp da Microsoft são marcadas como SPAM por outras empresas e aqueles enviados da SoftLayer da IBM são marcados pela Microsoft. E quem tem servidor próprio está marcando ambas como SPAM e descartando (quando eu falo em descartar é aquele esquema de deletar a mensagem, o remetente acha que foi entregue mas na realidade foi pra lixeira, isso é para não dar sobrecarga no servidor em ataques de spoofing).

    Técnicas de spoofing e backscatter usadas por spammers podem “sujar” um IP limpo, isso acontece porque eles conseguem enviar mensagens a partir do seu servidor sem mesmo fazer login (é por isso que em sua caixa de email aparece mensagens de SPAM que foram enviadas por você mesmo), para diminuir isso tem que incluir regras no arquivo de filtros de header no Postfix.

    Para conseguir manter um IP em boa forma tem que configurá-lo de forma correta, não tive tempo de colocar isso em tutoriais ainda mas o que precisa ser feito é configurar o servidor de emails e filtrar contra spoofing, incluir o SPF (e não pode ter erros ou duplicações), configurar o DKIM corretamente, adicionar os registros DMARC e verificar se tudo isso está válido. Ajuda ainda se o seu domínio tiver um certificado SSL válido.

    Um domínio migrado para um IP de VPS novo pode levar até 6 meses para funcionar corretamente, por isso que quando incluimos o SPF usamos o sinal de “softfail” no registro para que a mensagem possa ser entregue pelo menos como SPAM. Após esse período podemos reconfigurar o SPF como “hardfail”.

    Na minha opinião o que vem acontecendo é que grandes empresas como Hotmail e Gmail, que forneciam emails corporativos gratuitos até o ano passado, estão tentando “empurrar” o serviço pago. Por isso causam esse transtorno obrigando as empresas a comprarem o serviço.

    Mas e como as empresas de revenda de hospedagem têm conseguido fazer entregas? Uma das formas é pagar serviços de Certificação como o da ReturnPath.

    Outras formas viáveis são usar um SMTP externo como já mostrei neste tutorial (o serviço da Mandrill é muito bom, o Mandrill é da MailChimp). E outra forma é configurar um serviço corporativo externo da Zoho Mail como mostro neste outro tutorial, eles ainda fornecem o serviço gratuito. O pessoal da OlimpiaWeb que me contrata para configurar servidores usam a Zoho e dizem não ter problemas na entrega.

    De qualquer forma o problema não está no painel e sim nos IPs de VPS que, pela facilidade de criar/destruir pagando por hora, são muito usados por spammers e marcados em blacklists.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.

©2014-2018 Fator Binário - Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account