Erro 502 Bad Gateway

Marcado: 

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  aristidesbneto 10 meses, 1 semana atrás.

  • Autor
    Posts
  • #12985
     jonathan 
    Participante

    Olá,

    Estou enfrentando um problema que não consigo mais acessar meu painel do ispconfig. Tudo começou quando tentei atualizá-lo hoje pra versão mais recente. Por um tempo ficou normal, só que agora não consigo mais acessar o painel.

    Não sei o que fazer para resolver. Caso alguém possa me ajudar entender o que deu errado, fico grato.

    #12986
     Luis FatorBinario 
    Administrador

    Atualizar o painel, mysql, php ou qualquer outro componente de sistema sem ter um backup (snapshot) dele é como jogar na loteria. Nem sempre o repositório está sincronizado ou totalmente estável.

    Você não precisa ficar atualizando nada, isso que a molecada escreve nos foruns da vida serve só pra ficar assustando todo mundo a toa. Tenho VPS configurado com mais de 3 anos sem atualização e nunca alguém hackeou ou o site precisou da última versão dos componentes.

    Mas agora que você já fez isso o negócio é ir no diretório /var/log/ispconfig e ver nos arquivos de log que erro aparece neles. Se encontrar a linha mande aqui que ajudo você.

    #12987
     jonathan 
    Participante

    Obrigado por respodedr Luis, mas acontece que sou leigo ainda nessas coisas e tudo que fiz até aqui criando o servidor cloud e tal foi tudo na raça com a ajuda de tutoriais, por isso careço de conhecimento da parte técnica… Tentei ver o log nas pastas mas há tanta informação no arquivos que nem sei identificar se há erro ou não, mas não vi nada sobre o ispconfig nas linhas não… na hora da atualização eu neguei algumas permissões pois não sabia se devia aceitar ou não, não sei se isso pode ter colaborado pro erro..

    #12988
     Luis FatorBinario 
    Administrador

    Certeza que isso colaborou para o problema sim.

    Tente compactar o diretório de log do ISPConfig e mande no meu email ([email protected]). Para compactar use o comandos:

    > cd /var/log/ispconfig
    > tar czvf ispconfiglogs.tar.gz

    Isso criará o arquivo /var/log/ispconfig/ispconfiglogs.tar.gz

    Copie ele para a sua máquina e depois mande junto no email.

    #12989
     jonathan 
    Participante

    Enviei la, obrigado.

    #12990
     aristidesbneto 
    Participante

    <p>Você não precisa ficar atualizando nada, isso que a molecada escreve nos foruns da vida serve só pra ficar assustando todo mundo a toa. Tenho VPS configurado com mais de 3 anos sem atualização e nunca alguém hackeou ou o site precisou da última versão dos componentes.</p>

    <br><br>

    Bom dia Luis, essa é uma dúvida minha também.

    Então, como você disse não devemos atualizar o painel nem o sistema operacional certo?
    Quando sai alguma atualização por exemplo do PHP, MySQL ou outros pacotes do SO de correções de bugs, de seguranças como que fica? Devemos atualizar pelo menos os de segurança?

    Ontem por exemplo 9/12 saiu a “9.3 released” do debian (https://www.debian.org/News/2017/2017120902). Pelo que li tem correções de seguranças entre outras…

    O que você recomenda nesses casos?

    Obrigado!

    #12991
     Luis FatorBinario 
    Administrador

    Não é que você não deva atualizar, você só não precisa ficar neurótico sobre isso. Esses fix de segurança nem sempre são necessários para a maioria dos casos. E quando quiser atualizar crie um backup completo do servidor.

    Por exemplo, digamos que você tenha o seu sistema todo atualizado com todos os patchs necessários. Ai faz como uns 50% de donos de site e baixa um tema premium hackeado. E mesmo que não tenha um tema hackeado usa um plugin que não tem atualização por uns 2 anos como o Quick AdSense por exemplo.

    E ainda há operadores que trocam a porta do SSH para a 2222 “por segurança”. Além dessa porta já ser mais manjada que a própria 22 ainda permite que qualquer usuário possa startar o serviço nela porque somente o superusuário pode startar serviços abaixo da porta 1024.

    São somente exemplos, mas se você for pirar com fixes de segurança é melhor rever todos os conceitos que aplica.

    Essa neura é muito parecida com aquela do ping. O cara acha que subindo o servidor na Europa terá um site muito mais lento que se fosse nos EUA mesmo usando a CloudFlare que faz CDN por São Paulo em ambos os casos.

    #12992
     aristidesbneto 
    Participante

    Entendi Luis… eu sou daqueles que quando logo na minha maquina parece que é automatico eu já dar um apt update && apt upgrade.

    Os cuidados que preciso ter mesmo é atualizar algum pacote por exemplo que necessite para a aplicação web. Alguma coisa do Mysql, PHP, Nginx, etc que possa modificar alguma configuração que eu já tenha feito e dar algum problema no site.

    Até porque os pacotes do Debian são bem estáveis… é mais difícil quebrar o sistema.

    Usar com cautela não faz mal.

    Obrigado!!

    #12993
     Luis FatorBinario 
    Administrador

    É isso.

    Atendo servidores de lojas que faturam mais de 10 milhões por ano e os únicos problemas de segurança que a loja tem são causados pela falta de experiência dos programadores em escrever código. O cara esquece de tratar o input de um formulário e lá se vai um script injection pra dentro.

    Com o ISPConfig pelo menos é tudo isolado, note que nem mesmo o usuário root consegue excluir os diretórios do mesmo nivel do /web, somente se tirar os atributos especiais poderia conseguir isso.

    E o Debian é uma das melhores opções quando o assunto é segurança. Se eu usasse Ubuntu me preocuparia com updates todos os dias..

    #12994
     aristidesbneto 
    Participante

    A maioria dos servidores que você gerencia são instalados por você mesmo e usam o ISPConfig?

    Dei uma pesquisa esses dias e o CPanel é o que domina o mercado de hospedagem… bem completo e pago. Plesk também é pago e me falaram bem dele.

    Em seus tutoriais você passa que os ISP é um excelente painel por sua performance e não consome os recursos do servidor. E com as configurações que vc passa deixa o sistema completo também… Estou usando ele num cloud (por enquanto para aprender e testar bastante) vejo que ele é bem simples e eficiente no que faz. Gostei muito de conhecer seu site…

    Quero logo transferir meus dois clientes que estão em hospedagem compartilhada para um servidor que eu mesmo irei configurar… Por ser open source vou optar por ele.

    Agradeço por compartilhar seu conhecimento e muito sucesso para você!!!

    #12995
     Luis FatorBinario 
    Administrador

    99% dos servidores fui eu mesmo que instalei e quase todos são ISPConfig, alguns outros são WHM e Webmin para setups customizados.

    cPanel é o mais usado porque praticamente todas as empresas de sharing hosting como Hostgator, Locaweb, etc.. usam ele. A ideia do cPanel é facilitar para o usuário final, mas isso é discutível hoje em dia. Por exemplo, eu sempre digo que painel na mão de usuário é pedir pra dar problema no servidor..

    O ISPConfig foi minha decisão por ser um painel que não usa os recursos de hardware, ele é somente um conjunto de scripts que facilita a administração. Isso dá muita segurança e leveza no uso e ainda dá o poder de gerenciamento de um web panel. O projeto é Open Source com um suporte robusto desde os anos 2000, os caras por trás do sistema são muito experientes.

    Opero Unix desde 1996 mas somente desde que recomecei a lidar com servidores há uns 3 anos e meio atrás já instalei mais de mil servidores e hoje atendo aproximadamente 130 no meu sistema de mensalidade e parcerias.

    Fique tranquilo quanto ao setup apresentado aqui no Fator Binário. Eu não colocaria sites de negócios que faturam milhões por ano em qualquer LEMP da vida. A minha última conquista é um servidor de 30 Euros que o dono fatura 30 mil por mês com banners e adsense, e ele nunca caiu ou foi hackeado.

    #12996
     aristidesbneto 
    Participante

    Eu sinto até um frio na barriga só de pensar que eu serei responsável em gerenciar um servidor onde terá alguns sites.

    Tenho uma cliente que trabalha com Coach e o site que fiz além de ter páginas estáticas tem um Blog que deve ter mais de 100 artigos e dicas que ela posta e tenho um medo de acontecer algo de errado e perder… isso pq não é um site de vendas ou coisa do tipo (se fosse teria um infarto já só de pensar haha)

    Mas minha confiança esta melhorando com seus artigos e dicas aqui!!! Está me ajudando muito…

    #12997
     Luis FatorBinario 
    Administrador

    Quando tiver interesse em fazer sua agência crescer eu tenho um esquema de parcerias a partir de R$ 250 mensais onde além de eu mesmo instalar, gerenciar e monitorar todos os seus servidores ainda ensino você, como se fosse um curso VIP.

    #12998
     aristidesbneto 
    Participante

    Ah com certeza… Troquei mensagem com você a respeito disso há uns dias atrás em outro tópico. Você me tirou todas as duvidas sobre seu serviço. Hoje não consigo fazer uma parceria. Mas estou trabalhando para mudar esse cenário e ter mais clientes assim sua parceria será bem vinda.

Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.

©2014-2018 Fator Binário - Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account