Em alguns projetos de desenvolvimento que iniciei recentemente já estou usando o WordPress para “encapsular” as páginas de dados, usando as funções internas dele e a estrutura para desenvolver APPs e até mesmo um sistema completo.
Entre as vantagens está a facilidade de implementação e a conectividade do projeto com plugins e configurações do WordPress. Por exemplo, imagine um sistema onde será necessário entrar dados de formulário que será configurado no Gravity Forms e o resultado enviado via webhook para outro servidor processar e gravar em um terceiro servidor/serviço. Isso é possível de ser feito dentro de uma sample page customizada no WP, mas também pode ser feito programando um arquivo PHP externo ao WordPress e mesmo assim carregar os forms via shortcode.
Hoje eu estava lendo e me aprofundando ainda mais no assunto quando encontrei o link abaixo que fala sobre o que ainda está por vir como é o caso da WP REST API.
No mesmo link há ainda um infográfico mostrando que o WordPress está presente em 25% das páginas de internet atualmente.
Link: http://whatarmy.com/our-2016-wordpress-predictions/