WordPress: Fix para o erro na atualização automática

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #11555
    Luis FatorBinario
    Luis FatorBinario
    Administrador

    A atualização automática do WordPress falhou. Esse é um erro que acontece esporadicamente quando tentamos instalar um plugin e algo deu errado.

    O problema nem é o erro em si, e sim o acesso ao instalador que fica comprometido. Normalmente o usuário fica com o painel admin lento e se clicar em adicionar plugin o erro também aparece.

    Nos arquivos de log pode-se encontrar uma linha parecida com esta:

    PHP message: PHP Warning:  Ocorreu um erro inesperado. Algo pode estar errado com o WordPress.org ou a configuração deste servidor. Se você continuar a ter problemas, tente o Fórum de Suporte. (O WordPress não conseguiu estabelecer uma conexão segura com o WordPress.org. Contate o administrador do servidor.) in web/wp-admin/includes/plugin-install.php on line 83

    Isso acontece porque o instalador interrompeu o processo e está aguardando resposta. Com isso um arquivo oculto é criado com o número da requisição ao PHP.

    Deletar esse arquivo pode resolver na maioria dos casos. Ele é criado na raiz do site, que normalmente é /web ou algo parecido (verifique no diretório onde fica o arquivo index do site).

    Um outro problema é que navegando via FTP, o arquivo, por ser oculto (com um “ponto” no início), talvez não seja exibido. Nesse caso você teria que ter acesso aos arquivos de sistema (via WHM ou via SSH no caso do ISPConfig ou sites LEMP)

    Simplesmente delete o arquivo chamado “.maintenance” que deverá resolver o problema.

     

    #12432

    Luiz
    Participante

    Oi Luis.

    Estou com um problema nas permissões…

    Tudo começou quando a restauração de uma migração resultou em problemas de codificação de arquivos com acentuação de imagens que não eram carregadas no site. Pesquisei na internet esse problema e informaram que o compactador 7zip resolveria o problema. De certa forma resolveu. Instalei o 7zip, descompactei e os arquivos foram carregados e podem ser lidos corretamente no site. Mas isso gerou um problema nas atualizações.

    Comparei com um site que não tenho esse problema e reparei que a diferença era:

    1) Pasta “upgrade” e “uploads” no site onde não tenho problema estavam com o usuário webX client0. E no site que fiz a migração ficou como root root. Pesquisei novamente na internet para trasferir a propriedade e vi o comando abaixo:

    chown -R nome:grupo diretório

    Mudou a propriedade, mas ainda continuo com problemas nas permissões.

    Erros:

    Ao tentar atualizar  plugin: “Falha ao Atualizar: A atualização não pode ser instalada porque não será possível copiar alguns arquivos. Normalmente isto ocorre devido a permissões de arquivo inconsistentes.”

    Ao tentar excluir um plugin: O plugin não pode ser apagado devido a um erro: Não foi possível remover completamente o(s) plugin(s) backupbuddy/backupbuddy.php.

    2) Há também a diferença do primeiro diretório “.” com fundo verde no site que tenho problemas de permissões. O site que não tenho esse problema esse diretório não tem fundo verde.

     

    Pensei também em  descompactar esse arquivo uploads.7z (com o conteúdo da pasta uploads) com o usuário correto, mas ele não reconhece o comando de executar a descompactação (somente o usuário root).

     

    Também não sei onde fica o arquivo com o log de erro para dar uma luz de onde estaria o problema.

     

    Sou iniciante em Linux e entendo caso não tenha tempo no momento de auxiliar nessas questões. De qualquer forma agradeço.

    Luiz.

     

    #12433
    Luis FatorBinario
    Luis FatorBinario
    Administrador

    Veja no tutorial, na parte de instalação do site, eu ensino lá como criar um usuário SSH em Jail exatamente para evitar problemas com permissões. Faço uma média de 20 migrações por semana, todas usando o mesmo método e sem qualquer bug.

    O acesso ao sistema como root deveria ser usado somente em circunstâncias especiais e não para instalar sites e copiar arquivos desse jeito.

    – Crie o usuário em Jailkit pelo painel do ISPConfig;

    – Descompacte os arquivos em uma pasta temporária em /web do site (pode ser com o root);

    – Acesse o console com o usuário em Jail e copie os arquivos para a pasta /web usando o rsync, exemplo:

    rsync -a /web/temp/ /web

     

    * Se você acha que acertar as permissões para atualizar plugins é um problema aguarde uns dias e volte aqui para escrever quando o seu site foi hackeado. Crie sempre um usuário em Jail pelo painel para lidar no site.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.