Postmaster Tools: A ferramenta do Google que ajuda a proteger emails corporativos

O Google lançou uma nova ferramenta para ajudar empresas que enviam emails em massa, o Postmaster Tools. Com ela é possível cadastrar um domínio e acompanhar a entrega das mensagens enviadas por relatórios e pode-se saber ainda se alguém marcou seu email como SPAM ou o motivo de seus emails não estarem sendo entregues.

Segundo o Google a nova ferramenta proporcionará às empresas que enviam “emails em massa de alta qualidade” relatórios detalhados incluindo erros de entrega, qual percentual foi marcado como SPAM e a reputação do usuário/enviador.  Esse é um esforço do Google para melhorar a entrega das mensagens incorporando uma nova tecnologia inteligente que já está sendo testada a algum tempo em outros aplicativos da empresa.

O Postmaster Tools foi lançado oficialmente na última semana, e para ajudar a Comunidade do Fator Binário fiz alguns testes e escrevi um tutorial de como adicionar o domínio para acompanhamento.

Mas antes de adicionar seu website/domínio saiba que:

  • A ferramenta terá um melhor funcionamento em domínios de servidores que tenham entradas DKIM/SPF na tabela DNS já configuradas.
  • Os números de acompanhamento no painel serão mostrados somente se você envia grande quantidade de emails (bulk mails).
  • Não há necessidade de adicionar subdomínios no painel, somente o domínio principal será suficiente.
  • Você terá que provar que o domínio lhe pertence, veremos isso abaixo.
Adicionando um domínio para acompanhamento no Postmaster Tools

1 Acessando a conta e adicionando o domínio:

A Acesse o site https://postmaster.google.com/ (digite as credencias de uma conta sua no Google/Gmail para entrar)

B Feche a janela popup de boas vindas e em seguida clique no botão de “+” (adição) no canto inferior direito da tela.

C Na próxima tela “What domain do you use to authenticate your email?” escreva o seu domínio, exemplo: fatorbinario.com e clique em “Next“.

D No próximo passo 2/3 clique no link próximo a “Having Trouble?” que refere-se a adicionar um CNAME para autenticar o site. Clique em “Adding a CNAME record“.

E Na tabela DNS do seu provedor crie uma nova entrada do tipo CNAME e no campo “Enter Name” copie/cole o valor de “CNAME Label/Host” acrescentando um “.” (ponto no final do endereço), e em “Enter Hostname” cole o valor mostrado em “CNAME Destination/Target” acrescentando o ponto no final. Veja um exemplo de como deverá ser configurado (Note o ponto no final dos 2 endereços):

Tipo: CNAME

Enter Name: eirgcddf4ne2.fatorbinario.com.

Enter Hostname: gv-sfw2eerjut42nk3.dv.googlehosted.com.

F Após adicionar a entrada aguarde alguns minutos e clique em VERIFY. Se você adicionou a entrada corretamente o seu domínio estará autenticado e verificado para começar a receber os relatórios de acompanhamento.

NOTAS:
  • Clicando no link do domínio aicionado pode-se visualizar relatórios dos últimos 7/30/60/90/120 dias. As opções de filtro são para percentual de SPAM, Reputação do IP, Reputação do Domínio, Erros de Entrega, entre outros..
  • O Postmaster Tools para Gmail tem um funcionamento muito parecido com o SNDS/JMRP Report da Microsoft/Hotmail, porém é mais prático e fácil de configurar.

©2014-2018 Fator Binário - Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account