Tutorial Debian 8 x64 com ISPConfig e NginX: Índice

Tutorial de instalação e configuração em um VPS com Linux Debian 8 (Jessie) x64, painel de controle ISPConfig 3 e Servidor de Emails com Roundcube e NginX.

Nestes últimos meses configurei pessoalmente algumas centenas de servidores com Debian 7 e ISPConfig 3 e auxiliei na instalação de muitos outros. E, atendo a pedidos da comunidade, decidi criar este tutorial optando pela versão 64-bit do sistema adicionando algumas implementações solicitadas que publicarei nos próximos artigos.

Diferentemente dos tutoriais anteriores publicarei este com menos teoria e mais comandos práticos, resumindo e otimizando as seções da mesma maneira que eu uso no meu dia a dia. E quando necessário apontarei para o link com maiores explicações sobre determinado texto.

Após finalizar o tutorial o servidor estará pronto para uso com os seguintes serviços: Painel de Controle ISPConfig 3, Servidor Web NginX, PHP5 com FastCGI e Xcache, MySQL, phpMyAdmin, Clamav, Amavis e SpamAssassin, PureFTPd e Quota, BIND9, OpenSSH, JailKit (chroot), RKHunter, Servidor de Emails com Postfix e Dovecot, Roundcube, Bastille Firewall com IPTables e Fail2ban, entre outros..

A recomendação para o servidor com sistema 64-bit é de pelo menos 1Gb de RAM + memória virtual SWAP que instalaremos durante o tutorial. Podendo ser instalado em um VPS com 512Mb de RAM (se desativar o Clamav que mostrarei como fazer).

Índice do tutorial Debian 8 (Jessie) com ISPConfig 3
  1. Índice
  2. Deploy do Linux
  3. ISPConfig 3
  4. Otimizando a Instalação
  5. Firewall
  6. Servidor de Email
  7. Tabela DNS
  8. Instalação do Site
  9. Configurações Adicionais
  10. SMTP Relay com Postfix e SparkPost
  11. DigitalOcean Block Storage: Veja como adicionar mais espaço ao servidor
  12. Tutorial SSL com Lets Encrypt: Certificado gratuito e homologado para lojas virtuais

Gerenciamento em infraestrutura de Servidores Cloud VPS e Dedicados. Planos mensais acessíveis e consultoria diferenciada para agências de marketing. Envie um email para [email protected] e solicite uma análise gratuita!