Tutorial Debian 8 x64 com ISPConfig e NginX: Índice

Tutorial de instalação e configuração em um VPS com Linux Debian 8 (Jessie) x64, painel de controle ISPConfig 3 e Servidor de Emails com Roundcube e NginX.

Nestes últimos meses configurei pessoalmente algumas centenas de servidores com Debian 7 e ISPConfig 3 e auxiliei na instalação de muitos outros. E, atendo a pedidos da comunidade, decidi criar este tutorial optando pela versão 64-bit do sistema adicionando algumas implementações solicitadas que publicarei nos próximos artigos.

Diferentemente dos tutoriais anteriores publicarei este com menos teoria e mais comandos práticos, resumindo e otimizando as seções da mesma maneira que eu uso no meu dia a dia. E quando necessário apontarei para o link com maiores explicações sobre determinado texto.

Após finalizar o tutorial o servidor estará pronto para uso com os seguintes serviços: Painel de Controle ISPConfig 3, Servidor Web NginX, PHP5 com FastCGI e Xcache, MySQL, phpMyAdmin, Clamav, Amavis e SpamAssassin, PureFTPd e Quota, BIND9, OpenSSH, JailKit (chroot), RKHunter, Servidor de Emails com Postfix e Dovecot, Roundcube, Bastille Firewall com IPTables e Fail2ban, entre outros.

A recomendação para o servidor com sistema 64-bit é de pelo menos 1Gb de RAM + memória virtual SWAP que instalaremos durante o tutorial. Podendo ser instalado em um VPS com 512Mb de RAM (se desativar o Clamav que mostrarei como fazer).

Índice do tutorial Debian 8 (Jessie) com ISPConfig 3
  1. Índice
  2. Deploy do Linux
  3. ISPConfig 3
  4. Otimizando a Instalação
  5. Firewall
  6. Servidor de Email
  7. Tabela DNS
  8. Instalação do Site
  9. Configurações Adicionais
  10. SMTP Relay com Postfix e SparkPost
  11. DigitalOcean Block Storage: Veja como adicionar mais espaço ao servidor
  12. Tutorial SSL com Lets Encrypt: Certificado gratuito e homologado para lojas virtuais

Gestão em infraestrutura de Servidores Cloud VPS e Dedicados. Planos mensais acessíveis e consultoria diferenciada para agências de marketing.
Envie um email para [email protected] e solicite uma análise gratuita!

  • Outros artigos ainda serão adicionados ao índice do tutorial incluindo migração de site..

  • oi, gostaria de saber se com esse tutorial eu conseguiria configurar esse servidor com o nginx compilado junto com o pagespeed do google ??

  • Eu até cheguei a separar um material para mostrar como fazer o NginX com o PageSpeed e até agora não tive tempo de testar de forma apropriada.

    Mas se você quiser tentar siga este tutorial aqui:
    https://www.howtoforge.com/tutorial/nginx-with-ngx_pagespeed-on-debian-8-jessie/

    *Você não vai ganhar a performance que imagina mas existem postagens falando em 5 a 10%.

  • ok, eu ja testei o nginx com o pagespeed e sei como compilar junto ao nginx e subir o servidor, os seus tutoriais são excelentes, então irei seguir esse seu passo a passo de configurar um servidor com o debian jessie e quando chegar a hora de instalar o nginx irei instalar junto com o modulo pagespeed do google, assim que estiver no ar te passo o meu feedback se tudo ocorreu direito, desde de já sucesso !!!! farei esse configuração amanhã.

  • Agradeço se passa o feedback Ricardo, na realidade havia uma galera dizendo nos foruns americanos que isso talvez desestabilize essa configuração como um todo. Mas se usar e der certo eu gostaria de saber sim.

  • oi tudo bem ? Fiz a configuração como manda seu tutorial e esta tudo rodando liso, estou hoje conferindo tudo que fiz e coloquei algumas partes de segurança e algumas dicas de acesso ao servidor e instalação do composer e git hub pra deploy o que ja tinha junto ao seu tutorial, neste fim de semana te passo o meu feedback completo junto com o seu tutorial. Desde de já agradeço. Dica as configurações que fiz e pra auxiliar usuarios de frameworks como o laravel, zend, cake, entre outros mais a instalação do node.

  • Eu segui o seu tutorial com o debian 7 e funciona tudo perfeitamente. Você recomenda eu refazer para o debian 8 e migrar os sites ou continuar com o 7, que está tudo perfeito?
    obrigado

  • O Debian 7 está bem estável e eu instalo ele na maioria dos servidores em produção. Mas já estou rodando o Fator e mais uns 30 servidores que atendo com o Debian 8 x64, tudo normal e até mais rápido que o 7. Só note todas as observações no tutorial para não ter surpresas.

  • Muito obrigado

  • Gpzim Pacheco

    Nesta configuração se depois eu quiser aumentar a memória do VPS é possível? Pois me lembro que no tutorial do CentOs não podia.

  • Fala Pacheco, acho que houve alguma confusão pois eu nunca fiz tutorial de CentOS. O upgrade de hardware quem permite é a empresa que aluga o VPS e na maioria é possível fazê-lo, o sistema, neste caso o Debian, irá se ajustar à nova configuração sem precisar alterar nada.

  • Gpzim Pacheco

    Obrigado amigo. De fato acho que me equivoquei e é Ubuntu. Não sei se to ficando doido (rsrs) mas achei ter lido no tutorial que uma vez escolhida a configuração de hardware do VPS não poderiamos mais modifica-la pois o ISPConfig 3 não aceitaria bem.

  • haha, sossegado. E acho que você confundiu com o ServerPilot, dos painéis que eu lidei ele é o único que não permitia fazer up.

    No ISPConfig é tranquilo, faço isso o tempo todo.

    * Até onde eu lembro você usa Linode mas um truque legal que tem na DigitalOcean é que pode-se fazer upgrade “Flexible” pelo painel, que permite fazer up e downgrade porque não mexe no tamanho do HD. Essa opção é legal para quem precisa dar uma melhorada no server por certo tempo e depois retornar ao básico de $5 dólares.

  • Olá Luis. Antes quero dizer que o trabalho feito aqui é um dos melhores que já encontrei. Você passa as informações de uma forma tão simples que é difícil para de ler seus tutoriais. Minha pergunta é a seguinte: eu vou usar o serviço do Google App em meu site. Posso pular todas as configurações relacionadas ao uso do servidor de e-mail, como a parte 6, do seu tutorial?

  • Olá Euclides, muito obrigado e bem vindo ao Fator Binário.

    Eu tento passar a minha experiência quando escrevo os tutoriais, pesquiso muito para solucionar cada problema de servidor e também sofro por causa de documentos pela metade ou com comandos que levam a looping de erros, e a minha base são documentos oficiais das ferramentas ou foruns internacionais de alto nivel técnico, os demais eu praticamente ignoro. Estou preparando um material ainda mais detalhado com video tutoriais e melhores apresentações que será lançado nos próximos meses.

    Quanto a pergunta sobre o servidor de email é melhor seguir aquele artigo (pulando somente o passo sobre Rundcube pois na última versão do script ele já instala automaticamente). É melhor instalar o DKIM mesmo usando um SMTP externo pois alguns emails de sistema mesmo sendo enviados internamente serão configurados corretamente no envio, por exemplo: algumas ferramentas enviam logs e/ou relatórios de análise como o RKHunter e os scripts sugeridos ao final do tutorial, neste caso se você esquecer de modificar a conta enviadora o email tem como sender o root do domínio gravado no hostname que normalmente será [email protected]_FQDN_dado_ao_vps e que terá um cabeçalho válido com a configuração que explico.

  • Caramba…já respondeu 🙂 tava aqui iniciando a instalação do site. Vou voltar e fazer a configuração do e-mail. Obrigado meu amigo.

  • Alienderson Dill Dos Santos

    Luis muito show seu tutorial, consegui subir o servidor sem problemas. gostaria somente de saber se dá pra criar um snapshot do servidor e utilizar para montar outros servidores. É só mudar o nome do servidor no painel do ISPConfig?

  • Jeff Costa

    Consegui reinstala, os sites estão ok, mas tem uma coisa chata, eu uso o winspcp pra enviar arquivos pro servidor via sftp (22), costumo enviar varios arquivos zipados por vêz, sempre que está enviando o painel do ispconfig trava, não funciona mesmo, só após os uplouds acabarem que tudo volta ao normal, tem alguma forma pra resolver isso? antes achava que era memoria, mas ja tive servidor de 32gb de memoria e acontecia isso quando usava a instalação pronta dos painel(cpanel), mas agora é isp, por que será que fica assim? meu droplet tem 512mb

  • O problema não é no servidor. Todos os Droplets na Digital Ocean têm transferência de 1Gb/s.

    É que quando você faz o upload, a transferência usa toda a banda ADSL da sua residência e navegar fica lento mesmo. No WinSCP tem como impor limite na taxa de transferência.

  • Jeff Costa

    os outros sites abrem normal, isso quando ainda fico vendo a netflix pela tv, só o isp fica assim, vou limitar aqui e testar 🙂

  • Jeff Costa

    onde impoe o limite? não estou achando a opção

  • Aqui: https://winscp.net/eng/docs/ui_transfer_custom

    Speed está unlimited como padrão.

  • Jeff Costa

    era isso mesmo, só depois que deixei em 16kbs de uploud que o painel funcionou durante a transferencia.

  • Jeff Costa

    só que agora vai demorar 30 vezes mais pra fazer uploud kk

  • Thiago L.

    Oi Luis, para quem usa ServerPilot não é possível fazer upgrade de um Droplet de 5 dólares para outro maior? É isto mesmo ou entendi errado? Obrigado!

  • Quando eles lançaram o serviço tinha esse problema mas parece que consertaram, veja: https://serverpilot.io/community/articles/cloning-and-resizing-servers.html

  • Felipe

    Bom, reinstalei tudo de novo, já instalei o wordpress e aparece o erro “ERROR 403 – Forbidden!” , no navegador, quando tento abrir o site, sabe o que pode ser ?

    ERROR 403 – Forbidden!
    he following error occurred:

    You are not permitted to access the requested URL.

    Please contact the webmaster with any queries.

  • Weslley Almeida

    Boa tarde, Luis.
    Atualizei o ISPConfig para o 3.1, consigo acessar pelo https://meudominio.com:8080. Só que não entra no painel, ao inserir o usuario admin e senha. Com o IP entrar normal, só que o mais estranho é que se tento acessar com algum domínio de cliente funciona.
    Você já fez essa atualização? Sabe o que pode estar acontecendo? (Não é problema pra mim acessar pelo IP, mas com o domínio fica melhor)

    Mais uma vez muito obrigado!

  • Tem que criar um vhost manualmente em /etc/nginx/sites-available apontando para a pasta do ISPConfig. Eu faço isso para clientes e deixo na porta 80 com SSL da LetsEncrypt. Fica bem legal.

  • Caio Hodos

    Boa tarde Luis, tudo bem?
    Luis, você recomenda algum esquema de particionamento para servidor web em VPS? Como SO em uma partição e os sites em outra? Ou acha que não há diferença?

  • E ae chodos,
    Para colocar os sites você precisa do SO.

    O que é aconselhável seria colocar o banco de dados em um servidor e os sites em outro. Estou preparando uma documentação pra isso e deve ficar pronta nas próximas semanas.

  • Elvis

    Olá Luis, criei um arquivo php phpinfo(); e o meu display_errors está Off. Como faço para exibir os erros no meu projeto. tenho que entrar no terminal ou consigo ativar no ISPCONFIG?

  • Todos os sites adicionados ao ISPConfig têm uma pasta (no mesmo nivel da /web) chamada /log. Você pode acessar ela pelo FTP ou pelo usuário SSH em jail do site.

    Lá tem os access.log e os errors.log

  • Elvis

    Sim já até tinha visto os logs na pasta WEB. Mas queria saber se tem como ativar. para exibir-los direto na pagina que o erro ocorrer. geralmente quando trabalho off line eu consigo ativar no php.ini

  • Elvis

    Obrigado Luis 🙂

  • Jean A. Silva

    Ola Luis,

    Existe alguma possibilidade de alterar o modo de acesso ao ISPCONFIG?. Acesso atualmente via IP:8080, portanto tem com acessar via nome do server, ex: cp.xxx.com.br?.

    Muito obrigado pela ajuda.

  • Claro que sim, é o que eu faço para os meus clientes.

    É que no tutorial eu só escrevi sobre a configuração dos sites pelo painel do ISPConfig mas nada impede de você criar um bloco de diretivas manualmente em /etc/nginx/sites-available e em seguida linkar ele para sites-enabled. Veja lá na pasta que até já existe um arquivo vhost para ele só que apontando para a 8080. Siga aquele exemplo e crie um outro bloco só que com a porta 80 e para a URL que achar melhor.

  • Jean A. Silva

    Opa Luis,

    Muito obrigado, vou fazer alguns testes.

  • Juan Chaves

    Bom dia Luis!
    É possível instalar um site HTML usando esse tutorial?

  • Pode instalar sites HTML, PHP, qualquer tipo de loja virtual ou CMS, e de frameworks como Laravel, Zend, etc..

    Adicione o site ao ISPConfig e crie aquele usuário SSH em jail para trabalhar, faça login com ele e coloque o que quiser lá.

  • Jean A. Silva

    Ola Luis, boa noite!

    Estiver pesquisando referente a custo e beneficio, e quanto a custo a Linode encontra-se bem mais em conta de que a Digital Ocean, e ao beneficio tambem, 2gb de RAM pelo valor de 1GB pela Digital Ocean. Voce recomendaria Linode, ou tem algo a dizer sobre a mesma?.

    Obrigado.

  • Qualidade do serviço. Não há nada que se compare à Digital Ocean.

    Eu atendo clientes na Amazon, OVH, Vultr, etc.. E em nenhuma delas o atendimento e a estabilidade dos servidores é tão boa quanto a Digital Ocean.

  • Jean A. Silva

    Ola Luis, boa tarde!

    No ISPCONFIG, esta aparecendo um aviso de atualização, segue:.

    Inst libjasper1 [1.900.1-debian1-2.4+deb8u1] (1.900.1-debian1-2.4+deb8u2 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Inst php5-xsl [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-xmlrpc [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-tidy [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-sqlite [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-snmp [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-recode [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-readline [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-cli [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-pspell [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-mysqlnd [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-mcrypt [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-intl [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-imap [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-gd [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-fpm [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-curl [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst libapache2-mod-php5 [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64]) []
    Inst php5-common [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Inst php-pear [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [all])
    Inst php5 [5.6.29+dfsg-0+deb8u1] (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [all])
    Conf libjasper1 (1.900.1-debian1-2.4+deb8u2 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-common (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-xsl (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-xmlrpc (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-tidy (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-sqlite (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-snmp (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-recode (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-cli (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-readline (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-pspell (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-mysqlnd (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-mcrypt (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-intl (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-imap (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-gd (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-fpm (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php5-curl (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf libapache2-mod-php5 (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [amd64])
    Conf php-pear (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [all])
    Conf php5 (5.6.30+dfsg-0+deb8u1 Debian-Security:8/stable [all])

  • O ISPConfig sempre avisa para atualizar assim que sai alguma alteração stable por lá.

    Se quiser mesmo atualizar faça um backup do servidor inteiro antes, na Digital Ocean pode-se fazer isso clicando em Live Snapshot no menu do Droplet.

  • Weslley Almeida

    Luis, tudobem?
    Fiz a atualização do ISPConfig para a versão 3.1.2 ontem e o acesso ao FTP parou. Aparece uma mensagem de erro 530 informando que a senha esta incorreta.
    Já alterei os usuários e senhas, mas não consigo conectar. Se remover o pure-ftp e instalar resolve ou acaba de ferrar tudo? kkk
    Instalei o Cerbot (Let’s Encrypt), mas não cheguei a configura-lo em nenhum domínio. Sabe me falar se ele pode causar esse problema com o FTP?
    Mais uma vez muito obrigado!

  • O Lets Encrypt só instala para o site normalmente, ele teria influencia no FTP se você alterar o config do Pure-FTPd.

    Melhor mesmo seria voltar o backup do servidor se tiver. Mas caso não tenha então deve-se procurar o motivo do erro e acertar ele.

    Tentou reiniciar o serviço e ver se dá erro? Use a opção /etc/init.d/pure-ftpd-mysql restart (nunca use aquela de service start/stop porque além de lame pra caramba ainda não mostra o status)

  • Samuel Batista

    Luis apos configurar os passo “4) Otimizando a Instalação e 5) Firewall” perdi o acesso total aos endereço de email, percebi isso quando fui para o passo “6) Servidor de Email”
    Ja tentei pelos seguintes endereços e nada
    https://IP_DO_SERVIDOR/webmail
    http://IP_DO_SERVIDOR:8081/squirrelmail
    http://IP_DO_SERVIDOR:8081/webmail
    dentre outras, e todas sem sucesso.

    teria alguma dica ou observação do que poderia ser?

  • Você instalou o Squirrelmail? Por que não optou pelo Roundcube?

    Para acessar os serviços de webmail, phpmyadmin e o próprio painel do ISPConfig por URL com https válido siga este tutorial: https://fatorbinario.com/tutorial-ssl-com-lets-encrypt-certificado-gratuito-e-homologado-para-lojas-virtuais/

    Quanto a perda de acesso eu já notei que, dependendo do hosting onde configura o servidor, após subir o firewall perde-se o acesso e é necessário reiniciar o servidor pelo painel da conta. Isso é uma scrubada das empresas de hospedagem e não do sistema em si, não me lembro de todas que isso acontece mas se não me engano uma delas é a Amazon ou a OVH.

  • Samuel Batista

    Luis ai é que ta so botei acima a url “http://IP_DO_SERVIDOR:8081/squirrelmail” pq tinha no tutoria essa url tambem mais eu instalei o roundcube e mesmo assim perdi todos os acessos meno o do ispconfig.

    hoje pela tarde eu refiz o tutorial a risca mais parei no tutorial referente a firewall por medo de dar erro novamente rsrs.
    até o passo tudo esta funcionando perfeitamente

    eu estou usando um Droplet de 1gb de RAM na digital oceam

  • Samuel Batista

    / Luis cara consegui passar de fase rsrs eu refiz tudo e consegui passar a etapa do passo firewall.
    Provavelmente foi alguma burrada minha, com mais atençao eu consegui, então pode desconsiderar as dificuldades acima!

    Obs. As unicas coisas que fiz diferente foi deixar o Clamav ativo e prestar mais atençao.

  • Jean A. Silva

    Ola Luis, boa noite!

    Poderia me informar se uma vps de 1GB usando seus tutoriais, aguenta quantos sites e usuários simultâneos?.

    Obrigado.

  • Isso é relativo Jean,
    aqui mesmo nos comentários teve um leitor que disse ter conseguido 200 mil acessos em um único dia no servidor de $10.

    Mas atendo sites que usam RevSlider e Visual Composer que em alguns casos tenho que usar VPS de $20 para funcionar corretamente. E atendo também um cliente que consegue instalar até 50 sites em servidor de $5 mas no caso dele os sites são PHP e HTML somente.

  • Samuel Batista

    Oi Luis!
    no 1° site que instalei esta aparecendo é a pagina “Welcome to nginx on Debian!”

  • Legal. Sinal que está funcionando..
    Você não perguntou mas deve ter subido um WordPress lá e quer saber porque não abre ele, deve ser isso?

    Se for isso, então delete o arquivo index.html no /web do site que normaliza.

  • Samuel Batista

    é isso mesmo Luis!
    agora acontece que o site funciona normal http mais quando digito o link em https que ele vai para a pagina do nginx.
    to usando o modo https pelo cloudflare

  • Use Lets Encrypt de SSL e mude o Crypto para Full

  • Samuel Batista

    Luis deu certo!
    Cara eu só tenho a te agradecer por tudo isso que você faz por todos que precisam, você não tem não noção do quanto estou agradecido pelo seu conteúdo e sua disposição para ajudar!

  • Samuel Batista

    Luis Bom dia!
    to configurando o woocommerce no meu wordpress mais notei que ele apresenta esta mensagem em vermelho >>> “Versão do MySQL: 5.5.55 – Nós recomendamos utilizar pelo menos a versão 5.6 do MySQL. Mais informações: Requerimentos do WordPress”

    como faço pra atualizar o mysql para versão mais recente sem ter problemas?

    vi alguns tutoriais com com os seguinte comandos, mais resolvi não arriscar pq la descreve que é para ubunto 14.4 e nos usamos o debian:

    sudo apt-get update
    sudo apt-get upgrade
    sudo apt-get install mysql-server-5.6

  • O grande problema com upgrade de apps como PHP e MySQL em servidores em produção são os possíveis erros de dependências que pode ocorrer. Para minimizar isso tem que gravar um snapshot completo do servidor antes de atualizar e verificar todo o painel e as funções principais depois, checando se continua tudo funcionando.

    Note ainda que a mensagem do WooCommerce é apenas uma recomendação. Atendo aqui um monte de clientes que lidam com lojas online incluindo WooCommerce, com o mesmo MySQL 5.5, e que até hoje não tiveram qualquer problema.

  • Weslley Almeida

    Boa noite, Luis.
    Estou com uma dúvida.
    Desabilitei um site pelo painel do ISPConfig 3.1.2, mas ao invés de mostrar a página de erro, mostra o site do próximo cliente cadastrado.
    Sabe o que pode estar causando isso?
    Obrigado!

  • Quando você desabilita um site pelo painel é quase a mesma coisa que deletar ele, e como o domínio está apontando para o IP do servidor então a página padrão do NginX será mostrada.

  • Weslley Almeida

    Esse é o problema, não mostra a página de erro do nginx. Abre o site de outro cliente.

  • Tem um campo na aba geral do site onde você pode selecionar o IP do servidor e que por padrão está com asterisco. Veja se não forçou o IP para um dos sites lá?

  • Weslley Almeida

    Estavam todos com o IP do Servidor, alterei para asterisco e continua o mesmo problema.
    Ainda precisei voltar o backup, pois nem desfazendo as alterações os sites funcionaram.
    Agora estão todos com asterisco e só abre o que esta com Let’s Encrypt instalado.

  • Com certeza você colocou alguma diretiva errada forçando o SSL. Siga atentamente o que está no tutorial, eu já uso este mesmo método faz quase um ano e nunca vi isso.

    Se continuar tendo problemas posso ver pra você, envie por email os sites.

  • Samuel Batista

    Luis Meu grande amigo Boa noite!

    Luis é normal eu só conseguir acessar o isp config pela url – vps.meudominio.com.br:8080 pq eu queria saber se tem como eu acessar sem o 8080 no final sabe

  • No tutorial de Lets Encrypt eu ensino a acertar isso. Está em destaque na capa.

  • Samuel Batista

    Obrigado Luiz, estou nele agora!

  • Samuel Batista

    Luis Boa noite!
    O ISPConfig ta informando atualização,
    pelo que andei pesquisando a atualização é bem simples aparentemente “Ispconfig_update.sh”
    mais trazendo pra nossa realidade pode ver que muita pessoas tem muitos problemas apos á atualização,

    Você teria algum tutorial ensinando a atualizar o ispconfig de forma correta e que não prejudique tudo o que tens nos ensinado nos seus tutorias?

  • O comando é só esse mesmo. E não precisa de tutorial, o truque é sempre criar um snapshot completo do servidor para precaver.

    Lembrando sempre que servidor em produção não é igual aos de teste que se atualiza para fazer experiências. Um servidor em produção somente deve ter os pacotes e apps atualizados quando necessário e com muita precaução.

  • Samuel Batista

    Muito obrigado Luis por responder minhas milhares de perguntas, so tenho a agradecer pela sua paciência e disposição!

  • @fatorbinario:disqus , bom dia!

    Ja tentou fazer algum tutorial referente a KVM?. Instalação para gerenciamento de VPS?.

  • Não. Os preços dos servidores KVM disponíveis no mercado são baixos, não compensa pegar um dedicado e retalhar ele em KVM’s. Só se fosse revender mas ai teria que fazer um setup de hypervisor junto e toda a parte de cobrança.

  • Samuel Batista

    Luis, Boa tarde Meu grande amigo!

    Luis eu coloquei um site html hoje, mas percebi que o css do site não atualiza ao fazer edições, fiz pesquisas e vi que existe umas configurações para se fazer no htaccess mais acredito que não usamos esse aquivo né?

    como faço pra resolver esses problemas de cache em um site html+css+js com nginx, você sabe de algo a respeito ?

  • Não tem htaccess e nem esse tipo de cache no servidor, no WordPress a gente instala plugin de cache mas isso é uma outra história. O seu site PHP pode estar fazendo algum tipo de cache próprio, veja lá.

    O que pode estar acontecendo é a sua tabela estar na CloudFlare e o cache vir de lá, se você usa a CloudFlare coloque o site em modo Desenvolvedor que deve resolver.

    E por último use um addon do Chrome que apague o cache do navegador, e às vezes um simples CTRL+F5 já resolve.

  • Samuel Batista

    Luis!
    Cara posso adicionar domínios somente no ispconfig ou terei problemas se fizer isso com as configurações do tutorial acima?

  • Samuel Batista

    Luis como Reduzir tempo de resposta do servidor no pagespeed, tem alguma dica ?

  • É um “pacote” de coisas que tem que fazer, mas eu não passo isso aqui no site porque dá um up legal no site e faz com que o SEO melhore muito. Faço isso só para clientes pagos mesmo.
    Isso é uma das informações que mantenho como serviço a parte.