New Relic é uma ferramenta de monitoramento e aperfeiçoamento de recursos e aplicativos em servidores. Neste tutorial vou mostrar como instalar e configurá-la para exibir em tempo real um servidor Linux Debian.
Mostrarei abaixo como fazer a simples instalação do New Relic mas acesse o website deles e veja a infinidade de recursos e opções que a ferramenta oferece (a que me chamou mais atenção foi a possibilidade de criar alertas personalizados). A instalação e gerenciamento para múltiplos servidores é gratuita.
Esta ferramenta pode ser instalada em qualquer servidor Linux, mas siga nosso tutorial de Debian 8 com ISPConfig 3 para uma melhor experiência.
1 ⇒ Crie uma conta gratuita no site da New Relic: http://br.newrelic.com/
2 ⇒ Acesse o painel com as suas credenciais e clique em “Servers” no menu. Logo acima da lista de servidores clique no botão “+ Add more“.
3 ⇒ Choose a Platform: selecione Ubuntu or Debian
Abrirá uma extensão da tela abaixo exibindo os passos adicionais que deverão ser executados no servidor como superusuário root.
4 ⇒ Acesse o servidor via SSH como root e digite os seguintes comandos:
root# cd /root root# echo deb http://apt.newrelic.com/debian/ newrelic non-free >> /etc/apt/sources.list.d/newrelic.list #Note o sinal de "-" no final do próximo comando root#wget -O- https://download.newrelic.com/548C16BF.gpg | apt-key add -
#Se ao tentar executar o apt-get update abaixo der um erro "Unable to lock directory" aguarde alguns minutos e tente novamente
root# apt-get update root# apt-get install newrelic-sysmond
ATENÇÃO: No próximo comando substitua a chave pela que aparece no seu painel da New Relic (no passo 4 do painel) root# nrsysmond-config --set license_key=63326906e9f25412d58cd3ab33d694werf85er62 root# /etc/init.d/newrelic-sysmond start
5 ⇒ Opcional: Adicione o módulo Browser para monitorar as páginas PHP dos sites:
root# apt-get install newrelic-php5 # Na pergunta se deseja continuar tecle ENTER e durante a instalação irá solicitar sua chave de licença e o nome que gostaria de dar para a app. Preencha os dados e aguarde o término. # Logo após finalizar reinicie o PHP e o NginX root# /etc/init.d/php5-fpm restart root# /etc/init.d/nginx restart
6 ⇒ Pronto. Aguarde alguns segundos e dê um refresh na tela de Servidores do painel. Note que além dos recursos globais pode-se monitorar apps isolados clicando no link de cada um. E para visualizar o monitoramento do PHP clique na aba Browser.