Como denunciar abusos no Facebook por Homofobia e Racismo

Aprenda a denunciar comportamento abusivo no Facebook, seja por homofobia, racismo, spam ou qualquer tipo de violação.

As redes sociais estão, hoje em dia, no centro das atenções. Seja no ambiente familiar ou de trabalho, são raras as pessoas que não tenham cadastro em pelo menos uma das centenas disponíveis na internet.

É muito bacana poder compartilhar momentos com os amigos enviando fotos de uma viagem, escrevendo mensagens sugestivas ou até mesmo relatando o progresso de uma missão no espaço (como os astronautas fazem atualmente).

Porém, como tudo na vida, as coisas nem sempre funcionam como deveriam, e algumas pessoas acabam usando os serviços destas redes para cometer abusos e/ou enganar pessoas.

No Facebook por exemplo, mesmo após as eleições, existem várias postagens racistas contra Nordestinos. E tanto no Brasil, como no resto do mundo, racismo é uma prática criminosa e deve ser denunciada aos órgãos competentes.

Pode-se registrar uma denúncia no SaferNet.org.br para isso é só acessar o site oficial deles.

Mas enquanto as autoridades não tomam providências podemos também denunciar os abusos na própria rede social. Vejam abaixo..

Denunciar um perfil no Facebook:

Veja como denunciar um perfil de um usuário abusivo:

1.Ao lado da foto principal de um perfil tem algumas opções: “Amigos”, “Seguindo”, “Mensagem” e ““. Clicando nos 3 pontinhos “…” aparecerá um menu onde pode-se selecionar “Denunciar“.

2.Aparecerá um pop-up com opção para “Denunciar essa conta“, a seguir é só escolher nas próximas telas qual o tipo de conteúdo que deseja denunciar desta pessoa.

* Para denunciar uma fanpage, siga as mesmas instruções acima escolhendo “Denunciar Página” no menu que aparecerá clicando em ““.


Denunciar uma postagem abusiva no Facebook:

Veja como denunciar uma postagem, seja por conteúdo impróprio, spam, homofobia, etc..:

1.Em cada postagem, logo abaixo do nome do perfil, tem a data em que a mensagem foi escrita. Clique na data para abrir o post em uma janela separada.

2.No lado superior direito da mensagem aparecerá um simbolo de “seta para baixo“. Clicando naquela seta aparecerá um menu com opção para “Denunciar esta publicação“.

3.Siga as instruções nas próximas telas para denunciar o conteúdo de acordo com o abuso cometido. Não colocarei aqui as opções que aparecem pois o Facebook altera o texto das mesmas constantemente.


  • O Facebook fará a análise da denúncia e retornará uma mensagem para você dizendo se foi aceita ou não.
  • As denúncias feitas são anônimas e o Facebook não notificará o denunciado sobre o assunto.

Gestão em infraestrutura de Servidores Cloud VPS e Dedicados. Planos mensais acessíveis e consultoria diferenciada para agências de marketing.
Envie um email para [email protected] e solicite uma análise gratuita!

  • fatorbinario

    Artigo escrito para tentar diminuir a avalanche de postagens impróprias no Facebook.