Site malicioso Fonedados divulga indevidamente informações de brasileiros

Website Fonedados divulga indevidamente informações de milhões de brasileiros na internet, mas será que é seguro digitarmos nossos dados para verificar ?

Atualmente vivemos numa era digital, onde tecnologias ajudam a tornar nossa vida mais fácil e enriquecem nosso conhecimento. O computador e a internet fornecem dados dos lugares mais remotos deste planeta e até mesmo do espaço sideral, mas nem tudo que acessamos está a favor do bem.

Aproveitadores e oportunistas passam muitas horas por dia elaborando golpes e planejando como fazer novas vítimas online.

Recentemente um website denominado fonedados.com tem causado inquietação e revolta entre os brasileiros, pois através do mesmo podemos verificar as informações de milhões de pessoas digitando o número do CPF ou nome ou até mesmo o número do telefone.

O jornal “O Globo” publicou uma matéria alertando as pessoas sobre esta nova ameaça, e mesmo depois de denúncias, e ter fechado várias vezes, o domínio está novamente no ar.

Ao que parece os responsáveis pelo banco de dados devem ter comprado algum tipo de mídia eletrônica, que contém algumas informações básicas de brasileiros e as estão divulgando, bastando para isso a pessoa digitar qual informação está buscando.

Muitas destas informações estão desatualizadas, em nosso teste buscamos pelo nome e encontramos o antigo endereço do responsável pelo nosso website. Sendo que o mesmo já mudou daquele endereço há mais de 2 anos.

ATENÇÃO! Novo alerta: Tudo Sobre Todos: O novo site que divulga informações de brasileiros.

Porém, fica aqui um alerta!

Em nossa opinião as pessoas não devem inserir os dados para fazer a busca sobre ela mesma e nem de seus familiares. Pois se até então eles não tinham as informações atualizadas ou os dados eram incompletos, após digitarmos nossas informações pessoais ele passam a tê-las.

Vejam o exemplo no próprio site, onde pergunta sobre como você deseja fazer a pesquisa, as opções são:

– Por nome completo

– Por telefone com DDD

– Por endereço

– Por número de CPF

Fica a dica. Compartilhem este artigo para alertar outras pessoas.


EDIT 29/09/2014:

Vejam só pessoal, já existe um processo aberto contra o Fonedados.

Muito obrigado ao leitor Henrique por enviar o link com as informações.

Processo: 1.15.000.001481/2014-04

Aguarda-se o resultado do Procedimento instaurado pelo Ministério Público Federal no Ceará e possível Ação Civil Pública, de interesse geral a todos. No momento, aguarda-se pronunciamento da ANATEL sobre o caso (prazo até novembro de 2014 para conclusão).
OFÍCIO Nº.  6095/2014 – MPF/PRDC/CE – GAB/AMM – 1121

Exmo. Sr.
Presidente
JOÃO BATISTA DE REZENDE
Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL
SAUS QUADRA 06 BLOCO C,E,F E H – SETOR DE AUTARQUIAS SUL
CEP: 70070-940 – BRASILIA – DF
Ref.: Procedimento Preparatório no 1.15.000.001481/2014-04

                Exmo. Sr.,

Cumprimentando-o, com o objetivo de instruir o procedimento preparatório em epígrafe, instaurado a partir de representação na qual é relatada suposta irregularidade quanto à divulgação de dados privados de inúmeras pessoas residentes no Brasil por meio do sítio eletrônico http://www.fonedados.com/, requisito, com fulcro no art. 8º, inciso II, da Lei Complementar n.º 75/93, o envio, a esta Procuradoria, de informações circunstanciadas a respeito de tais fatos, especificamente sobre se já existem denúncias anteriores relativas a tal site, bem como quais as providências que podem ser adotadas para viabilizar a retirada deste do ar, tendo em vista que se trata de site com registro internacional.

Informando que os dados são indispensáveis à análise e possível ajuizamento de ACP, fixo, para tanto, nos termos do art. 8o, §5o da LC n.o 75/93, o prazo de 10(dez) dias para o atendimento da presente requisição, sendo que o descumprimento ou retardamento do prazo implica na sanção do art. 10 da Lei nº. 7347/85, prazo esse que poderá ser prorrogado mediante pedido justificado.

 

EDIT Julho/2015:

Veja o novo site que também divulga informações indevidamente: https://fatorbinario.com/comunidade/topico/tudo-sobre-todos-servico-que-divulga-dados-de-brasileiros/


Curtam nossa fanpage para seguir o Fator Binário no Facebook.
https://www.facebook.com/fatorbinario


©2014-2018 Fator Binário - Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account