Instalando o WordPress em um VPS com ISPConfig

Aprenda como instalar e configurar o Wordpress em um VPS da DigitalOcean usando o painel de controle ISPConfig 3.


Clique aqui para acessar o tutorial ensinando como instalar o IPSConfig 3 com Debian 7 em um VPS de 5 dólares/mês.


* Em nosso exemplo usaremos o WordPress mas é possível seguir os mesmos passos para qualquer website.

* O ISPConfig 3 é um gerenciador de hosting completo mas neste tutorial mostraremos somente o básico para instalar um site rapidamente.

* Note que clicando no item “Sistema” da barra de ferramentas do ISPConfig, o setup inseriu automaticamente o servidor base, por exemplo: cp.fatorbinario.comExplore os menus para ver todas as possibilidades que a ferramenta oferece.

* O ISPConfig insere automaticamente alguns prefixos em nomes de usuários de shell e email, bem como em banco de dados. Para alterar isso clique neste link e aprenda como.

* Se você instalar um domínio simples no servidor não há necessidade de adicionar entradas DNS do painel, pois se você seguiu todos os passos anteriores já fez isto na Zona DNS da conta na Digital Ocean. Também não precisa se preocupar em adicionar Clientes por enquanto.


Configurando um domínio:

1.Adicionando contas de email:

* A DigitalOcean bloqueia por padrão a porta SMTP (envio de emailspara todos os novos servidores. Para liberar a porta eles pedem que o usuário abra um ticket de suporte e forneça dados cadastrais extras.

A.Clique em “Correio” e “Contas de Correio/Domínio“; em seguida clique no botão “Adicionar novo domínio“. Nesta tela a única informação que digitaremos será o nosso domínio, o restante deixe como está.

Domínio: <– fatorbinario.com (digite o seu domínio)

B.Clique em “Correio” e “Contas de Correio/Caixa de Correio“; em seguida clique no botão “Adicionar nova caixa de correio” e preencha/salve as informações:

Nome Real: <– digite o nome do usuário da conta.

Correio: <– digite o prefixo do email e selecione para qual domínio.

Senha: <– digite a senha ou clique em “Generate Password” pra gerar uma. Em seguida redigite a senha.

* Aprenda a configurar o acesso aos emails por um cliente de email neste link.

2.Adicione um novo site:

A.Clique em “Sites” e “Websites/Website“; em seguida clique no botão “Add new website” preenchendo as informações conforme abaixo e salvando após digitar. Note que você pode definir limites de espaço/cota para o site nesta tela.

Domínio: <– fatorbinario.com (digite o seu domínio)

Auto-Subdomínio: <– *. (você pode deixar o padrão “www.” aqui, mas eu prefiro usar a opção “catch all”)

* * Se você optou pelo NginX clique na aba “Opções” desta mesma tela para digitar diretivas do servidor web. Na última caixa de textos “NginX Directives” cole o seguinte texto:

#Desativando os logs para melhorar performance
access_log off;
log_not_found off;

#Diretiva para permalinks do WordPress
location / {
    try_files $uri $uri/ /index.php?q=$uri&$args;
}

* * Insira a diretiva acima para todos os sites criados com WordPress no NginX e opcionalmente desligando os arquivos de log. A última  diretiva irá alterar o NginX para aceitar “Permalinks” com “Nome do Post” no WordPress, e as 2 primeiras irão desligar os arquivos de log para este site (arquivos de log podem ficar gigantes e diminuir o desempenho do servidor). Se você já configurou o site e está dando erro na navegação das páginas após inserir a diretiva, abra o painel do WordPress e clique em “Configurações” / “Links Permanentes”, selecione “Padrão” e salve. Em seguida selecione “Nome do Post” novamente e salve para que a alteração faça efeito.

B.Clique em “Sites” e “Bancos de Dados/Database Users“; em seguida clique no botão “Add new User” preenchendo as informações conforme abaixo e salvando após digitar. *Note que o sistema adicionará um prefixo ao nome de usuário que você digitar (por exemplo “C0”, se você ainda não adicionou clientes). Então um usuário chamado “fator” será alterado para “C0fator”.

Database user: <– digite o nome do usuário de banco de dados (será adicionado o prefixo de sistema)

Database password: <– digite a senha ou clique em “Generate Password” pra gerar uma. Em seguida redigite a senha.

C.Clique em “Sites” e “Bancos de Dados/Bancos de Dados“; em seguida clique no botão “Add new Database” preenchendo as informações conforme abaixo e salvando após digitar. Note que o sistema adicionará um prefixo ao nome do Banco de Dados que você digitar (por exemplo “C0”). Então um Banco de Dados chamado “wrdp1” será alterado para “C0wrdp1”.

Site: <– selecione o site que criamos no passo A

Nome do Banco de Dados: <– wrdp1 (digite o nome do banco de dados para o WordPress – será adicionado o prefixo de sistema)

Usuário do Banco de Dados: <– selecione o usuário que criamos no passo B

Charset do Banco de Dados: <– UTF-8

Acesso Remoto: <– opcional (eu sempre marco esta opção para acessar o MySQL com o Navicat remotamente)

D.Para facilitar ainda mais a instalação do WordPress vamos criar um usuário de shell específico para este site, fazendo isso não precisaremos nos preocupar com permissões de arquivos do WordPress. Clique em “Sites” e “Command Line/Usuário de Shell“; em seguida clique no botão “Adicionar Novo Usuário de Shell” preenchendo as informações conforme abaixo e salvando após digitar. Note que o sistema adicionará um prefixo ao nome do usuário (neste caso “default”). Então um usuário de shell chamado “fatorwp” será alterado para “defaultfatorwp”.

Site: <– selecione o site que criamos no passo A

Nome do usuário: <– digite o nome do usuário shell para este site (será adicionado o prefixo de sistema)

Senha: <– digite a senha ou clique em “Generate Password” pra gerar uma. Em seguida redigite a senha.

Shell em Chroot: <– None (use JailKit se você pretende deixar que o usuário do site acesse o servidor via SSH – muito útil para revendas)

* * ATENÇÃO: Para o JailKit funcionar corretamente execute os procedimentos abaixo ANTES de incluir usuários shell.

Tutorial de JailKit movido para este link: Configurando Usuários em Jail no ISPConfig

Instalando o WordPress:

1.Acesse o console SSH com o usuário e senha que criamos no passo 2.D(o diretório carregará automaticamente e deve ser algo como “/var/www/clients/client0/web1”). Para saber qual diretório pertence o usuário clique no link dele em “Usuários de Shell” em seguida na aba “Opções“.

* Se você configurou o JailKit para este usuário basta acessar o diretório /web na sessão SSH.

2.Em seguida delete o arquivo “index.html” com os comandos:

Se optou por Jailkit digite:
> cd /web

Se não optou por Jailkit digite:
> cd ../../web 
*O caminho completo do diretório onde o site deve ficar é: /var/www/clients/client0/web1/web (Se você ainda não cadastrou Clientes será client0; Se você está fazendo a instalação do primeiro site será web1. Verifique estas informações clicando no seu site criado no painel do ISPConfig e veja na aba "Opções" de cada site adicionado ao painel).
> rm index.html

3.Ainda no mesmo diretório faça o download e instale a última versão do WordPress. *Note que usaremos uma opção do comando “tar” para descompactar o WP no mesmo diretório, assim não precisaremos mover os arquivos e nos preocupar com permissões. *Se, ao tentar executar o wget aparecer um erro “Unable to resolve host address” ou “Fatal: no entropy gathering module detected“, veja a solução no passo 2 acima ou clique aqui:

> wget --no-check-certificate http://br.wordpress.org/wordpress-4.4-pt_BR.tar.gz

> tar xzvf wordpress-4.4-pt_BR.tar.gz --strip-components=1

> rm wordpress-4.4-pt_BR.tar.gz

4.Renomeie o arquivo “wp-config-sample.php” para “wp-config.php” e altere as seguintes linhas (salvando o arquivo a seguir):

define('DB_NAME', 'c0wrdp1');

define('DB_USER', 'usuarioWP');

define('DB_PASSWORD', 'senhaWP');

* Substitua ‘c0wrdp1‘ pelo nome do Banco de Dados criado no passo 2.C

* Substitua ‘usuarioWP‘ pelo nome do usuário do Banco de Dados criado no passo 2.B

* Substitua ‘senhaWP‘ pelo senha do usuário do Banco de Dados criado no passo 2.B

Limite o número de revisões salvas dos artigos:

* * Adicione este código no arquivo wp-config.php logo após a linha “define(‘WP_DEBUG’, false);”

define('WP_POST_REVISIONS', 3);

Note que após esta modificação o WordPress exibirá na edição do post o número de revisões com um sinal de + (adição) ao lado. Movendo o mouse sobre o campo haverá uma mensagem dizendo que o número de revisões foi limitado. O campo exibirá o máximo configurado mais o auto-salvamento, exemplo  “Revisões: 4+ Ver”.

* Se você tiver posts antigos com revisões que queira excluir insira esta função temporária no arquivo functions.php do seu tema:

$wpdb->query( "
DELETE FROM $wpdb->posts
WHERE post_type = 'revision'
" );

* * Após editar e salvar o arquivo abra uma página do seu site e clique para editar, veja que as revisões antigas não estão mais lá. Em seguida delete a função do arquivo, pois a intenção é, daqui pra frente, manter 3 revisões de cada postagem.

5.Acesse o endereço do seu site pelo navegador e termine a instalação do WordPress 🙂

DICA: Nas últimas versões do WordPress a forma como o Heartbeat trabalha para fazer a checagem de auto-salvar documentos abertos sobrecarrega o banco de dados. Em sites que usam o Apache o problema é ainda maior.. Vocês já devem ter escutado da empresa que hospeda o seu site algo como “O seu WordPress está usando muitos recursos do servidor“, mesmo sem nenhum plugin ativado. No Nginx o erro mais comum é algo relacionado com “socket”.

Para solucionar o problema acrescente estas linhas no arquivo functions.php do tema, de preferência use temas “child”. (Isso fará com que haja uma redução no número de acessos às checagens do Heartbeat):

//Altera o tempo entre tentativas de leitura/gravacao do Ajax Heartbeat:

function adjust_heartbeat_interval( $response ) {
if ( $_POST['interval'] == 60 || $_POST['interval'] == 15) {
   $response['heartbeat_interval'] = 180;
} 
return $response;
}
add_filter( 'heartbeat_send', 'adjust_heartbeat_interval' );

 


Considerações finais:

Seguindo os passos acima é possível criar vários sites e contas de email sem preocupar-se com permissões, reiniciar processos manualmente ou digitar comandos complicados para adicionar uma nova conta no sistema ou caixas de email.

* * Sobre o WordPress – Optando pelo NginX como servidor Web não há necessidade de se usar plugins de cache, por exemplo Super Cache e W3 Total Cache. NginX com FastCGI é muito leve e rápido.


 Instalando o WordPress em um VPS com ISPConfig
Tutorial ISPConfig 3 〉〉 ÍNDICE ANT PROX

Gestão em infraestrutura de Servidores Cloud VPS e Dedicados. Planos mensais acessíveis e consultoria diferenciada para agências de marketing.
Envie um email para [email protected] e solicite uma análise gratuita!

  • fatorbinario

    Dúvidas/Sugestões ?? Postem aqui nos comentários.

  • fatorbinario

    Se ao tentar executar wget usando o JailKit der erro “unable to resolve host address”, veja a solução no final do passo 2 (quadro verde acima).

  • Paulo

    Faz tempo que estou tentando configurar um VPS para usar, mas esbarro na manutenção, atualização quando necessário e segurança.

  • fatorbinario

    Estou hospedando na DigitalOcean desde Outubro do ano passado e até agora a manutenção foi praticamente zero. Quanto a atualizações não vejo grandes problemas, por exemplo com os comandos apt-get update; apt-get upgrade; pode-se atualizar todos os pacotes no Debian.

    Eu acho mais seguro rodar num VPS do que em serviços de hospedagem compartilhadas. Quanto ao firewall, o ISPConfig 3 já vem com regras habilitadas para rodar o servidor de forma segura. Os seus arquivos/banco de dados ficarão mais seguros no VPS.

    Lembrando que você pode contar comigo aqui no Fator Binário quando tiver qualquer dúvida, já perdi a conta de quantas pessoas ajudei nestes primeiros meses. E em breve teremos um forum com uma possível surpresa extra, se tudo der certo..

    No momento que decidir pelo VPS pode solicitar minha ajuda que estou orientando gratuitamente, o único pedido que faço é que assine pelo meu link ou faça uma doação, a qual será revertida para mais benefícios à pessoa que doar dependendo do caso.

  • Cinthia Kawakami

    Olá, achei o seu tutorial excelente e consegui fazer a configuração de meu site wordpress, o site está ok ( só não fiz as otimizações, até porquê o site ainda está em desenvolvimento) mas não consigo nem enviar nem receber emails. Não dá erro algum, mas nenhuma mensagem vai ou chega, o que poderia ser o problema???

  • fatorbinario

    Olá Cinthia, muito obrigado.

    Para enviar emails você precisa pedir a liberação da porta SMTP à DigitalOcean. Se você já fez isso, pode ter ocorrido algum problema na instalação ou ainda o arquivo /etc/postfix/main.cf estar com algum erro.

    Você criou a conta de email no painel do ISPConfig colocando o domínio e o email?

    Outra questão é se você já apontou corretamente o domínio no seu REGISTRAR..

    Envie para mim o conteúdo do arquivo /etc/postfix/main.cf e escreva também o nome que você deu ao Droplet (tem que ser FQDN pra funcionar como deve), pode enviar as informações para [email protected]:disqus.com

    E ainda você pode assistir o nosso video tutorial, no qual eu mostro exatamente este tutorial, desde a criação do Droplet até a configuração das caixas de correio e do WordPress.
    https://fatorbinario.com/video-tutoriais-fator-binario-ispconfig-3-wordpress/

  • Cinthia Kawakami

    Muito obrigada pela resposta ( super rápida!) e pela atenção, eu não pude ver nada sobre a vps hoje, mas pretendo amanhã conseguir te passar as informações, caso eu não consiga aqui.

  • Cinthia Kawakami

    Consegui dar uma olhada e o erro era o nome do droplet que não era FQDN, achei que teria que reinstalar, mas renomeando e atualizando o nome no ISPConfig 3 resolveu o problema de recebimento! Muito obrigada mesmo e parabéns pelo excelente trabalho!

  • fatorbinario

    Muito bom. E precisando de mais ajuda é só falar..

    Logo teremos um forum voltado à comunidades aqui no site, a minha ideia é resgatar o pessoal perdido em grupos de Facebook e de outros forums sem suporte.

    Assine um dos nossos canais de divulgação e fale para os amigos sobre o Fator Binário.

    Estamos nas principais redes e ainda temos a opção de Newsletter para envio de novos artigos (painel esquerdo do site).

  • Gpzim Pacheco

    Fala meu caro. Muito bom o tutorial, como sempre. Tem um detalhe que eu gostaria de saber se vc sabe como resolver.
    Quando estamos criando um novo site utilizando uma conta do tipo Resaller a aba opções não é mostrada, com isso eu não conseguiria colocar as diretivas do NGinex. Pode ajudar?

  • Sim. Olhe a resposta do desenvolvedor:
    https://www.howtoforge.com/community/threads/options-tab-for-reseller-is-not-shown.53792/

    Basicamente a opção não é mostrada por segurança. Ele poderia facilmente criar um alias para outro diretório podendo inclusive controlar o servidor.

  • Gpzim Pacheco

    Entendi. Isso é um problema grave do ISP né.. Pq além destas diretivas do Nginx tem alguma outra forma de contornar o problema dos links permanentes do WordPress sem ser utilizando essa configuração?

  • Eu olhei lá nos fórums deles que a melhor opção é fazer como a maioria das revendas faz hoje em dia. O cliente abre um ticket de suporte para que o administrador adicione a diretiva para ele. O ISPConfig permite plugins no painel, ainda não tive tempo de procurar um que adicione diretivas automaticamente à todos os sites, mas deve ter.

  • Boa tarde Pacheco, consegui uma resposta do desenvolvedor sobre o assunto.
    https://www.howtoforge.com/community/threads/website-options-tab-alternative-for-resellers.70198/

    O caminho nesse caso é alterar o ISPConfig para mostrar a aba pelo menos para as revendas e em seguida tentar filtrar quando entrarem com as diretivas. O ISPConfig é Open Source.

    De qualquer forma aquela postagem vai chamar a atenção no forum pois tem muita gente querendo saber como contornar. Tentarei vasculhar o código assim que sobrar um tempo aqui.

  • Olá

    Parabéns pelo tutorial 🙂

    estou com um problema, apesar de ter colocado o texto como você explicou, uso nginx e tenho outros 3 sites no mesmo servidor, todos funcionam perfeitos 😐 esse ta me dando trabalho.

    location / {
    try_files $uri $uri/ /index.php?q=$uri&$args;
    }

    os meus posts não funcionam de jeito nenhum, somente quando seleciona no permanente link o “modo padrão”, ai funciona, já quando coloco “nome do post” nada.

    Já resetei o nginx, php tudo que consegui, da uma luz por favor 🙂

  • Muito obrigado Thiago,

    A diretiva acima está correta, mas saiba que quando você altera uma diretiva no painel do ISPConfig pode demorar até 1 minuto para que tenha efeito. E quando você altera uma diretiva de links igual essa, deve-se recarregar os links no WordPress (lá no painel de links permanentes selecione “padrão” e salve, em seguida selecione “nome do post” e salve novamente) isso fará com que a estrutura de links seja refeita.

    Envie para o meu email [email protected] todas as diretivas do NginX que você está colocando nas opções do site no ISPConfig.

    E também diga: você está com esse site instalado em diretório, e qual o tema usado?

  • Olá Luis

    Obrigado pela resposta, consegui resolver

    como mandei o e-mail para você os camandos estavam certos,

    usei esse comando no ssh “nginx -s reload”e funcionou,

    no caso eu tava usando o “sudo service nginx restart” e não tava funcionando, coisa esquisita rsrs

    Fica a dica se alguém não conseguir abraços 😀 e tutorial top mesmo, eu que estava enrolado aqui para restart o nginx

  • Legal Thiago, mas então você não está usando o ISPConfig? Porque se estiver você não precisa reiniciar o NginX manualmente, basta salvar e aguardar como te falei.

    O que acontece muito com as diretivas NginX é que se algo estiver errado não dá erro no painel. Então pode-se usar o comando para testar a configuração via console:

    > nginx -t

    * E eu ainda uso um outro macete, fazendo a alteração nas diretivas dentro do ISPConfig e verificando o conteúdo do bloco vhost daquele site após 1 minuto. Se deu certo a alteração aparece lá.

  • Sim to usando o ispconfig…

    Não sabia disso rsrs, não entendo quase nada,

    Informações muito uteis. 🙂 obrigado,

  • Sempre que precisar pode contar comigo. Na semana que vem o forum já estará online, se quiser passe por aqui novamente e registre-se no link que irei publicar no anúncio, assim você ficará sabendo quando tiver tutoriais novos e acompanhar os atuais.

  • Luis Obrigado mais uma vez, e quero sim participar do forum 😀

    Quero te fazer mais uma pergunta

    quando eu uso o comando “aptitude update”

    da esse erro abaixo

    Hit http://ftp.de.debian.org wheezy-updates/contrib i386 Packages
    Hit http://ftp.de.debian.org wheezy-updates/non-free i386 Packages
    Hit http://ftp.de.debian.org wheezy-updates/contrib Translation-en
    Hit http://ftp.de.debian.org wheezy-updates/main Translation-en/DiffIndex
    Hit http://ftp.de.debian.org wheezy-updates/non-free Translation-en
    Reading package lists… Done

    W: Duplicate sources.list entry http://security.debian.org/ wheezy/updates/main i386 Packages (/var/lib/apt/lists/security.debian.org_dists_wheezy_updates_main_binary-i386_Packages)

    W: You may want to run apt-get update to correct these problems

    você sabe o que pode ser esse duplicate sources.list? ou como resolver?
    Obrigado e sucesso sempre!

  • Na mensagem de erro diz que você pode tentar rodar o “apt-get update” para corrigir o problema. Em todo caso o problema é que deve existir muitas entradas no seu /etc/apt/sources.list

    Se você seguiu o tutorial do Debian + ISPConfig note que nesse capítulo (https://fatorbinario.com/tutorial-vps-debian-wheezy-e-ispconfig-3-parte-2/) a gente adiciona “non-free” ao final das 2 linhas que existem lá.

    Dê uma olhada se você não tem mais entradas no arquivo, e pode tentar ainda tirar o “non-free” ou acrescentar “contrib” (deixando “contrib non-free” no final).

    É entrada duplicada esse problema, tem muitas fontes do mesmo arquivo pra baixar e está em conflito.

  • No caso meu ta assim

    deb http://mirrors.digitalocean.com/debian wheezy main
    deb http://security.debian.org/ wheezy/updates main

    deb http://security.debian.org/ wheezy/updates main contrib non-free
    deb-src http://security.debian.org/ wheezy/updates main contrib non-free

    # wheezy-updates, previously known as ‘volatile’
    deb http://ftp.de.debian.org/debian/ wheezy-updates main contrib non-free
    deb-src http://ftp.de.debian.org/debian/ wheezy-updates main contrib non-free

  • Luis foi isso mesmo, parabéns
    deletei as duplicada e resolveu

    Desejo muito sucesso para você

    e ainda recomendo você monta um curso disso

    tem um curso ai chamando “(ultra mega servidor) não vou falar o nome mais já da pra ter uma ideia” kk e não ensina nem 10% do que apliquei aqui.

    a diferença do meu servidor hoje para o que eu apliquei no curso, muito mais instável e rápido hoje com seu tutorial.
    Excelente mesmo.

    Monta um curso, que concerteza terá muitos alunos 😀

    boa sorte! 😀

  • Valeu Thiago,

    Eu já estou pensando em oferecer um curso faz algum tempo, mas ainda falta tempo para organizar o esquema todo do jeito que eu penso.

    Na internet tem muitos cursos desses que você fez e eu não aprovo tudo isso pois não existe um comprometimento, tipo você paga e não aprende nada e quando vai aplicar o conhecimento é que sente o drama.

    O conteúdo que estou elaborando vai ser muito além do que você vê hoje em outros lugares. Assine a Newsletter do Fator ou se cadastre no Fórum (já está aberto o login no menu), assim tem como acompanhar as minhas postagens.

  • Para discutir sobre este tutorial use o link para o tópico no Fórum da Comunidade:

    https://fatorbinario.com/comunidade/topico/tutorial-debian-7-wheezy-com-ispconfig-3-servidor-de-emails-wordpress/

    *Registre-se na Comunidade e ajude compartilhando conhecimento. Responderei às dúvidas com a mesma rapidez de sempre.

    Muito Obrigado.

  • Por favor amigo como faço para atualizar o tema e adicionar plugins e temas ao meu site wordpress que acabei de instalar?

    Já existe uma atualização para o wordpress – http://br.wordpress.org/wordpress-4.2.2-pt_BR.tar.gz

    Eu já instalei com esta nova versão, mas preciso instalar alguns plugins e um tema mas, quando tento fazer algum destes, sou direcionado para colocar os dados de FTP, veja:

    Informação de conexão

    Para executar a ação solicitada, o WordPress precisa acessar seu servidor web. Digite suas credenciais FTP para continuar. Se você não lembrar suas credenciais, contate seu servidor de hospedagem.

    Nome do host

    Nome de usuário de FTP

    Senha de FTPEsta senha não será armazenada no servidor.

    Tipo de conexãoTipo de conexão FTP FTPS (SSL)

    Só que não funciona

    Coloco meu domínio

    usuário

    senha

    e não vai dá erro

    já tentei por váris vezes, até ja deletei o site e instalei novamente e não dá certo.

    E mais uma coisa, precisei subir o wordpress via ftp com filezilla, porque coo o putty ele instala na pasta root e não neste: /var/www/clients/client0/web/

    Att,
    Vilmar

  • Bom dia Vilmar, você havia falado que estava com problemas para instalar o Debian, conseguiu ou instalou outra versão.

    O problema que está acontecendo agora é que você provavelmente subiu o site usando outras credenciais diferente do usuário shell que explico no tutorial para usar. Isso causa erros de permissões mesmo.

    Para não pedir credenciais de FTP pode-se adicionar a seguinte linha no arquivo wp-config.php:

    define(‘FS_METHOD’, ‘direct’);

    * Acrescente esta linha no final do arquivo para não solicitar login FTP quando instalar plugins no WordPress

    Mas eu acho que continuará dando outros problemas de permissão. Qual o seu provedor de VPS? Já vi acontecer isso na Amazon.

    Tente ai, se não conseguir eu posso interferir e acertar pra você.

  • Caramba eu até desisti, instalei 5 vezes, e depois eu setei permissão nas pastas, aí ceu certo, só que no outro dia fui acessar o site para dar mais alguns ajustes e não consegui acessar mais, deu mensagem de erro, e não teve jeito, então deletei droples e deixei lá, fazem 3 dias que não vejo.
    Obrigado pela dica.

  • Eu usei o VPS de 5 dollares, com o sistema que vc indica no tutorial, mas em todas as vezes, alguma das instruções que vc tem bo seu blog, não funcionara. usei o debian 7.0 de 32byt

  • Estranho, só ontem teve mais de 50 pessoas que seguiram este tutorial e ninguém reportou nada.

    O seu VPS é na DigitalOcean?
    Se sim eu posso rodar o instalador no seu VPS e configurar lá pra ver o que está acontecendo.

  • Vanessa Francisco

    Luis estou com problemas… na hora de passar o email para contato posterior com o ispconfig passei um email que iria criar e agora desde que eu escrevi uma database e depois um user e mudei de aba sem salvar esta tudo bem estranho, quando chegou na hora de instalar o jailkit vi que o troço não andava e daí exclui o site, reloguei no ispconfig3 e minha senha nem meu user criado entram mais, ;(~~, oq devo fazer: tentar mais ou recomeçar?
    te agradeço Luis!
    bjuss

  • Mas você ainda consegue acessar o ISPConfig como usuário “admin” correto?

  • Vanessa Francisco

    Não consigo Luis! Que pena, fiz caca aqui, vou destruir a droplet e começar denovo, acho que é o melhor neh Luis?

  • Que estranho. Isso eu ainda não vi acontecer.

  • Vanessa Francisco

    Tem muita coisa que acontece com uma noob, permissoes root e um tela negra, kkkkkk, vou iniciar denovo pq desse vez foi no detalhe, foi no momento de registro ali da database e user, depois, quando conseguir posto aqui pq teu material é ÓTIMO! Muito obrigado Luis! Te agradeço muito!
    bjusss

  • Edson

    Oi Luis. Voltei…Rs. Seguindo o tutorial (Debian 7×32, ISPConfig e Nginx), instalei o wordpress. Os arquivos estão na pasta /var/www/clients/client0/web1/web. Acessando o site, aponta para /var/www/html. (onde tem o html boas vidas do Nginx. Oque eu fiz de errado?

  • E você acessa o site digitando o domínio no navegador ou o número IP? O domínio já está direcionando para o VPS?

  • Edson

    o ip. Meu dominio está na hostgator. Validando os testes, farei a alteração no registro.br. Valeu!

  • Isso não é um bug pois o servidor poderá ter vários sites, digitando somente o número IP ele não saberia o qual abrir. Veja a solução temporária neste link: https://fatorbinario.com/comunidade/topico/tutorial-debian-7-wheezy-com-ispconfig-3-servidor-de-emails-wordpress/page/5/#post-11012

  • Anglerson

    O meu instalou o wordpress em um pasta ”web” eu digito o domínio ou IP ele diz isso :

    ERROR 500 – Internal Server Error!
    The following error occurred:
    The requested URL caused an internal server error
    If you get this message repeatedly please contact the webmaster.

    Configurei certinho o :

    define(‘DB_NAME’, ‘c0wrdp1’);
    define(‘DB_USER’, ‘usuarioWP’);
    define(‘DB_PASSWORD’, ‘senhaWP’);

    Veja como que aparece o meu site : http://megafilmesbrasil.com

  • Anglerson

    Consegui instalar depois de varias tentativas
    Só não estou recebendo o email que registrei o wordpress , no email meu..
    E o site não acessa se digitar o www.

  • A Digital Ocean bloqueia por padrão o envio de emails para contas novas, se quiser desbloquear abra um ticket de suporte e solicite.

    Para acessar o site com www veja se há uma entrada Tipo A ou CNAME na tabela DNS com o nome www

    E verifique ainda se nas configurações do site no ISPConfig você assinalou o www como auto-subdominio

    E por último clique em Configurações Geral do WordPress e veja se os 2 campos para o site estão com o www

  • Anglerson

    Consegui arrumar certinho, gostaria de saber como que posso criar um subdomínio para mim adicionar paginas html, php etc…

  • Naquela mesma tela de adicionar domínio você escreve no campo o subdomínio inteiro, por exemplo:
    blog.suedominio.com.br

    E crie uma entrada na tabela DNS direcionando para o subdomínio.

    O ISPConfig criará um espaço de site no servidor que você pode fazer login e adicionar arquivos. Lembre-se ainda que subdomínio é como se fosse um domínio normal, então você deve configurar usuário FTP, banco de dados, etc.. tudo separado do domínio principal.

  • Anglerson

    Quando estava na hospedagem compartilhada eu ativei o plugin super cache, no teste no PageSpeed do google, chegava a 90 na versão desktop, agora está chegando 75 só, ativei super cache não fez diferença..

    Olha o print: http://i.imgur.com/Qmdc81I.jpg

  • Se você seguiu o tutorial todo o Gzip já está ativado no servidor.

    O que pode acontecer no seu comparativo é que a hospedagem compartilhada, apesar de normalmente ser muito ruim, coloca vários sites num ambiente com mais poder de processamento e memória. Repete seu teste na compartilhada em horário comercial quando estiver dureza de acessar o site.

    *Muita gente se engana quando pensa que o Google indexa melhor só porque o site é mais rápido. Isso ae é mito, já provei isso com o Fator Binário. O que o Google busca é conteúdo interessante e com termos bem mapeados.

  • Anglerson

    Tendi, Obrigado pelas duvidas e ajuda.
    Só não consegui adicionar os subdomínio mesmo, Adicionei no painel do ISP Config, depois fui DNS e adicionei nova zona, e clico no subdomínio ele entra com aparência do meu site do domínio principal, e no servidor não aparece nenhuma pasta para o subdomínio

  • No ISPConfig você adiciona no mesmo lugar que cria domínios mas ao inves de digitar dominio.com.br digita subdominio.dominio.com.br

    Fazendo isso e criando uma entrada Tipo A na tabela do domínio principal já dá certo.

    Observe que você deve adicionar o subdomínio na tabela do domínio principal. Por exemplo aqui no fator eu tinha o subdominio chamado “en”, então na tabela DNS do fatorbinario.com eu adicionei um registro Tipo A com o nome de “en” e apontei para o IP do servidor.

    Veja que quando você adiciona um subdominio no ISPConfig ele funciona como um site novo e não fica abaixo do domínio principal, então adicione um usuário FTP específico para o subdomínio e faça login com ele que o diretório está lá.

  • Anglerson

    Então eu fui na opção Sub-domínios, adicione meu subdomínio, depois fui em DNS – Adcionar Zona DNS e configurei os campos, salvei e depois eu adicionei um usuário FTP e não loga

  • Então.. fez errado.
    Configure do jeito que falei ali que acerta tudo.

  • Leo Borlot

    Consegui instalar, mas quando iniciei a instalação do wordpress, ele me informou que não estava conseguindo criar o arquivo wp-config.php e pediu pra criar manualmente. Agora quando tento acessar ele tenta abrir a dash do wordpress mas da um erro 500. Ta faltando o que?

  • Leo Borlot

    ah, o link é leoborlot.com.br

  • Essa mensagem dizendo que não está conseguindo criar o arquivo wp-config acontece porque você não seguiu o tutorial acima. No meu tutorial o procedimento é outro acertando esse arquivo manualmente.

    Talvez você tenha alterado permissões ou baixado o WordPress como root. Permissões de arquivos é uma das partes mais importantes para a segurança do site. Siga atentatemente o tutorial criando o usuário em Jail e baixando o WP do repositório como mostrado.

  • charles

    acabei de fazer a instalação do wordpress mais quando vou lá em configurações/Ferramenta/Importar e vou tentar importar uma ferramentar “WordPress” dá um erro 500 server, sendo que já fiz configurações para otimizar o nginx e swap me ajude meu jovem

  • Vamos lá..
    Qual o tutorial você seguiu aqui do site para montar o servidor?
    Esse “configurações/Ferramenta/Importar” que você se refere é aquela opção bugada no menu admin do WordPress?
    Você tem um backup compactado do seu site tirado com outra ferramenta?

  • charles

    não é uma instalação nova, tá com esse erro ERROR 500 – Internal Server Error!

  • charles

    eu usei o script de instalação mais ta tudo funcionando normal, email
    envia e recebe tudo ok com squirrelmail o ipsconfig ta ok

  • charles

    ERROR 500 – Internal Server Error! – fui verifcar como estava a otimização do nginx não estava totalmente correta, então concertei. até ai tudo bem agora o erro mudou para: ERROR 500 – Internal Server Error!. o que deve ser agora

  • charles

    as vezes dá esse erro aqui ERROR 502 – Bad Gateway!

  • Ae Charles, refaça os passos com calma. Eu instalo pelo menos um servidor por dia com estes mesmos tutoriais que publico aqui e não há problemas. Normalmente quando os leitores não conseguem fazer funcionar é porque pularam etapas ou erraram alguma configuração.

  • Felipe

    Cara, consegui, instalei o wordpress em jail, agora ele só não mostra nada quando tento abrir a página…
    gorillanet.com.br

  • Notei que você fica pulando de um link para outro entre os tutoriais que tenho no site. Siga um único tutorial, o de Debian 8: https://fatorbinario.com/tutorial-debian-8-x64-com-ispconfig-e-nginx-indice/

    Ele tem tudo o que você precisa do ínicio ao fim para colocar qualquer site, loja virtual, app rodando sem complicações. As configurações apresentadas no site são as mesmas que eu mesmo uso para instalar servidores e sites para os meus clientes, sem erros e sem problemas, somente no dia de ontem instalei 3 servidores que servirão pelo menos 40 sites seguindo os passos publicados aqui.

    Provavelmente você não está prestando atenção nas explicações que publico em cada artigo e/ou está tentando misturar o que eu publiquei com algum outro tutorial que pegou em outro forum/site.

    Siga somente o que está a partir do índice do tutorial de Debian 8 que o seu servidor e site irão funcionar 100%.

  • Jean Rodrigues Couto

    Very good.
    Jean Rodrigues, Apaixonado por Tecnologia e profissional na área de Corte PS, São Paulo – SP

  • icarobraganca

    Ótima explicação, está ajudando muito.
    Gostaria de saber se é possível compartilhar o limite de transferência entre os sites que serão hospedados.
    E também, como eu posso adicionar outros domínios por ssh, sem usar o painel.
    Agradeço.

  • Para limitar o uso dos recursos por site use o módulo “Clientes” do ISPConfig.

    Adicionar domínios por SSH.. pra isso você não precisa de painel, instale um LEMP da vida e mande bala. Mas, aproximadamente 80% dos leitores já tiveram experiências com sites hackeados exatamente por usarem somente um LEMP. Mas, logicamente que se você for um bom administrador de sistemas e entender de como configurar todos os serviços necessários para executar os sites de maneira segura obterá grande sucesso.

    Use o ISPConfig que já faz tudo pra você, além do quê ele não usa recursos do servidor enquanto estiver em standby..