Tutorial VPS: Debian Wheezy e ISPConfig 3 – Parte 1

Aprenda como instalar e gerenciar um servidor VPS na DigitalOcean usando Linux Debian 7.0 “Wheezy” e painel de controle ISPConfig 3 em Português BR.

Em nosso tutorial anterior “Configurando um VPS para Hospedagem de Site” apresentamos uma maneira simples e barata de hospedar um site WordPress num VPS de 5 dólares por mês. Neste tutorial vamos mostrar uma forma muito mais eficiente de hospedar vários sites, domínios e contas de email, usando um painel de controle open source com opção de transformá-lo em uma revenda de sites no mesmo VPS de 5 dólares.

Mas antes de começar a escrever o tutorial (que será bem menos “tenso” que o primeiro), vamos ver porque chegamos à decisão desta configuração apresentada aqui.

Muitos leitores aqui do Fator Binário solicitaram que fizéssemos um tutorial com painel de controle para facilitar o gerenciamento do servidor. Após semanas testando alternativas gratuitas ao cPanel, o qual é pago, analisamos os mais prováveis concorrentes. Entre várias opções destacamos o zPanel (que foi descontinuado pelo desenvolvedor), Webmin (ferramenta bastante usada, porém nós precisávamos de algo mais moderno), e o ISPConfig 3. Clique aqui e veja alguns screenshots do painel.

Escolhemos essa configuração pelos seguintes motivos:

  • Em um tutorial adiante publicaremos como instalar e usar o Softaculous, ferramenta “One Click Install” para apps como WordPress e Magento com dezenas de outras possibilidades, veja a lista clicando aqui. Hoje eles fornecem 349 scripts de auto instalação, disputando mercado com cPanel e Fantastico, porém a grande diferença é que o Softaculous custa somente U$ 12 ao ano. Veja uma comparação clicando aqui.
  • Para instalar o Softaculous precisávamos de um painel de controle suportado pela ferramenta, e a melhor alternativa gratuita, confiável e com um bom gerenciamento é o ISPConfig 3.
  • O sistema indicado pelo ISPConfig.org é o Debian, apesar de ter suporte para outras distribuições *nix. Por isso escolhemos o Debian 7.0 “Wheezy”.
  • Necessitávamos de uma documentação completa para a configuração do nosso servidor, a qual é fornecida por um extenso manual da ferramenta. Mas nada temam, pois vamos instalar tudo através de um script automático.
  • O ISPConfig 3 é Multi-Servidor e possui também um app para monitorar as funções através de um dispositivo Android. ISPConfig também suporta chaves DKIM (DomainKeys Identified Mail), um tipo de “assinatura” digital para evitar que pessoas mal intencionadas forjem o seu endereço de email para enviar SPAM.
  • Suporte ao NginX.
  • Agora já é possível criar Máquinas Virtuais (Virtual Machines – VM) com o ISPConfig 3. O módulo responsável pelo gerenciamento é o OpenVZ, a mesma tecnologia de virtualização usada pelo Virtuozzo da Parallels (Plesk).
  • O ISPConfig é tão robusto quanto o cPanel permitindo 4 níveis de administração desde o básico até o avançado, porém gratuito. A adoção da ferramenta ainda não é muito abrangente pelo fato de ser um pouco complicada de instalar (mas com o nosso tutorial vai ser tranquilo, continue lendo..).

Este tutorial seguirá os passos do link “The Perfect Server – Debian Wheezy (nginx, BIND, Dovecot, ISPConfig 3)”, que testamos e adaptamos para um VPS na DIgitalOcean.

No final da instalação teremos um servidor rodando: Debian 7.0 Wheezy, ISPConfig3, Apache2 ou NginX, PHP5 com FastCGI, BIND, SSH com JailKit, MySQL ou MariaDB, phpMyAdmin, rkHunter, Binutils, Amavis, Clamav, PureFTP e Quota, Vlogger, Webalizer, AWstats, Postfix, Dovecot, SpamAssassin, Fail2Ban, Mailman e SquirrelMail. A função de Firewall também ficará disponível no menu do painel com regras incorporadas ao ISPConfig (o instalador já cria regras usando o Bastille Firewall, o Fail2Ban auxilia na função de bloquear ataques) .

* * Antes de escolher se deseja o servidor rodando Apache ou NginX saiba que, o Softaculous atualmente não suporta ISPConfig com NginX. Então se você pretende comprar e instalar o Softaculous opte pelo Apache. O instalador é o mesmo para os dois servidores web, destacaremos quando tiver algo que deve ser alterado. Considere ainda que após a instalação do ISPConfig, adicionar um novo site/wordpress ou conta de email/usuário, mesmo sem o Softaculous, será uma operação muito simples.

* * A instalação demonstrada neste tutorial está sendo feita em um VPS de 5 dólares, mas se você pretende instalar o painel de controle num servidor em produção selecione um VPS com pelo menos 1Gb RAM. E ainda se você quiser usar a versão de 64 bits é aconselhável um servidor com 2Gb RAM ou mais. Dica: Teste a instalação em um servidor de 5 dólares e migre para outro mais robusto depois.

* * Algumas informações que já foram passadas no tutorial anterior serão apontadas para o link durante a instalação com o objetivo de resumir nosso texto.


Clique aqui para assinar o serviço da Digital Ocean e ganhe um crédito de 10 dólares para usar em hospedagem.


Instalando o Linux Debian no Droplet:

* Uma das opções mais legais da DigitalOcean é que podemos criar um servidor “Droplet” e destruí-lo quando quisermos, isso facilita muito a execução de testes. Por exemplo, podemos ter um servidor em produção e criar outro para instalar o ISPConfig, e quando estiver tudo ok é só direcionar o DNS para o novo Droplet e deletar o anterior. Lembre-se que na DigitalOcean você paga por hora, então os custos são reduzidos para operações como esta. Em outro tutorial irei mostrar também como migrar de um Droplet menor para outro mais robusto sem perder a instalação/configuração. Veja outros motivos de trocar o seu provedor atual e assinar a Digital Ocean clicando neste link.

* Se você é um usuário novato da DigitalOcean notará que eles só permitem criar um Droplet ativo. Se quiser criar mais Droplets abra um ticket de suporte e solicite o aumento do limite, você será atendido em minutos.

1.Se você ainda não é cliente da DigitalOcean clique neste link e veja como assinar e ainda ganhar um bônus de 10 dólares.

2.Instale o sistema Debian 7. Clique aqui e siga todos os passos até o final da página, porém ao invés de escolher Ubuntu opte pelo Debian 7.0 x32 (Wheezy).

* Neste tutorial usaremos um Droplet Hostname chamado: cp.fatorbinario.com como exemplo, escolhendo um servidor de $5/mo.

* Atente ainda neste link acima para a troca obrigatória da senha do admin “root” que será enviada ao seu email.

* É importante conhecer as funções do Painel de Controle da sua conta na DigitalOcean, clique aqui para ver todas as opções do menu.

3.É importante ainda configurar corretamente a Zona DNS do servidor, para aprender como fazer isso clique neste link.


* * As semelhanças com o tutorial anterior terminam aqui. Após a instalação do ISPConfig não precisaremos nos preocupar muito com comandos, permissões e gerenciamento de usuários pelo console do terminal.


 

Í N D I C E

0. Video Tutorial

1. Introdução

2. Criando uma conta na Digital Ocean

3. Instalando o Linux Debian

4. Configurando a Zona DNS

4.1. Veja uma tabela atualizada

4.2. Tabela DNS para CloudFlare

5. Instalando o ISPConfig 3

5.1. Veja como alterar o Tema do ISPConfig

6. Criando um site WordPress no ISPConfig

6.1. Teste o site pelo endereço de domínio antes de propagar o DNS

7. Adicionando memória SWAP

8. Otimizando o desempenho do NginX

8.1. Alterando os limites do PHP para prevenir Erro 500 em upload de temas e arquivos

9. Autenticando emails com DKIM

10. Firewall: Segurança no Servidor de Email

10.1. Monitore o servidor com Logwatch

11. Certificado SSL: Configure o site para urls https

12. Instalando e Configurando o RoundCube Webmail no NginX

13. Aprenda a configurar os clientes de email

14. WordPress: Backup do site para o Dropbox

15. Como fazer um backup completo do Servidor

16. Ganhe Bitcoins e pague sua hospedagem/domínio/VPS

20. Checklist da Instalação


 Tutorial VPS: Debian Wheezy e ISPConfig 3 – Parte 1
Tutorial ISPConfig 3 〉〉 ÍNDICE ANT PROX

©2014-2018 Fator Binário - Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account