Tutorial VPS: Debian Wheezy e ISPConfig 3 – Parte 1

Aprenda como instalar e gerenciar um servidor VPS na DigitalOcean usando Linux Debian 7.0 “Wheezy” e painel de controle ISPConfig 3 em Português BR.

Em nosso tutorial anterior “Configurando um VPS para Hospedagem de Site” apresentamos uma maneira simples e barata de hospedar um site WordPress num VPS de 5 dólares por mês. Neste tutorial vamos mostrar uma forma muito mais eficiente de hospedar vários sites, domínios e contas de email, usando um painel de controle open source com opção de transformá-lo em uma revenda de sites no mesmo VPS de 5 dólares.

Mas antes de começar a escrever o tutorial (que será bem menos “tenso” que o primeiro), vamos ver porque chegamos à decisão desta configuração apresentada aqui.

Muitos leitores aqui do Fator Binário solicitaram que fizéssemos um tutorial com painel de controle para facilitar o gerenciamento do servidor. Após semanas testando alternativas gratuitas ao cPanel, o qual é pago, analisamos os mais prováveis concorrentes. Entre várias opções destacamos o zPanel (que foi descontinuado pelo desenvolvedor), Webmin (ferramenta bastante usada, porém nós precisávamos de algo mais moderno), e o ISPConfig 3. Clique aqui e veja alguns screenshots do painel.

Escolhemos essa configuração pelos seguintes motivos:

  • Em um tutorial adiante publicaremos como instalar e usar o Softaculous, ferramenta “One Click Install” para apps como WordPress e Magento com dezenas de outras possibilidades, veja a lista clicando aqui. Hoje eles fornecem 349 scripts de auto instalação, disputando mercado com cPanel e Fantastico, porém a grande diferença é que o Softaculous custa somente U$ 12 ao ano. Veja uma comparação clicando aqui.
  • Para instalar o Softaculous precisávamos de um painel de controle suportado pela ferramenta, e a melhor alternativa gratuita, confiável e com um bom gerenciamento é o ISPConfig 3.
  • O sistema indicado pelo ISPConfig.org é o Debian, apesar de ter suporte para outras distribuições *nix. Por isso escolhemos o Debian 7.0 “Wheezy”.
  • Necessitávamos de uma documentação completa para a configuração do nosso servidor, a qual é fornecida por um extenso manual da ferramenta. Mas nada temam, pois vamos instalar tudo através de um script automático.
  • O ISPConfig 3 é Multi-Servidor e possui também um app para monitorar as funções através de um dispositivo Android. ISPConfig também suporta chaves DKIM (DomainKeys Identified Mail), um tipo de “assinatura” digital para evitar que pessoas mal intencionadas forjem o seu endereço de email para enviar SPAM.
  • Suporte ao NginX.
  • Agora já é possível criar Máquinas Virtuais (Virtual Machines – VM) com o ISPConfig 3. O módulo responsável pelo gerenciamento é o OpenVZ, a mesma tecnologia de virtualização usada pelo Virtuozzo da Parallels (Plesk).
  • O ISPConfig é tão robusto quanto o cPanel permitindo 4 níveis de administração desde o básico até o avançado, porém gratuito. A adoção da ferramenta ainda não é muito abrangente pelo fato de ser um pouco complicada de instalar (mas com o nosso tutorial vai ser tranquilo, continue lendo..).

Este tutorial seguirá os passos do link “The Perfect Server – Debian Wheezy (nginx, BIND, Dovecot, ISPConfig 3)”, que testamos e adaptamos para um VPS na DIgitalOcean.

No final da instalação teremos um servidor rodando: Debian 7.0 Wheezy, ISPConfig3, Apache2 ou NginX, PHP5 com FastCGI, BIND, SSH com JailKit, MySQL ou MariaDB, phpMyAdmin, rkHunter, Binutils, Amavis, Clamav, PureFTP e Quota, Vlogger, Webalizer, AWstats, Postfix, Dovecot, SpamAssassin, Fail2Ban, Mailman e SquirrelMail. A função de Firewall também ficará disponível no menu do painel com regras incorporadas ao ISPConfig (o instalador já cria regras usando o Bastille Firewall, o Fail2Ban auxilia na função de bloquear ataques) .

* * Antes de escolher se deseja o servidor rodando Apache ou NginX saiba que, o Softaculous atualmente não suporta ISPConfig com NginX. Então se você pretende comprar e instalar o Softaculous opte pelo Apache. O instalador é o mesmo para os dois servidores web, destacaremos quando tiver algo que deve ser alterado. Considere ainda que após a instalação do ISPConfig, adicionar um novo site/wordpress ou conta de email/usuário, mesmo sem o Softaculous, será uma operação muito simples.

* * A instalação demonstrada neste tutorial está sendo feita em um VPS de 5 dólares, mas se você pretende instalar o painel de controle num servidor em produção selecione um VPS com pelo menos 1Gb RAM. E ainda se você quiser usar a versão de 64 bits é aconselhável um servidor com 2Gb RAM ou mais. Dica: Teste a instalação em um servidor de 5 dólares e migre para outro mais robusto depois.

* * Algumas informações que já foram passadas no tutorial anterior serão apontadas para o link durante a instalação com o objetivo de resumir nosso texto.


Clique aqui para assinar o serviço da Digital Ocean e ganhe um crédito de 10 dólares para usar em hospedagem.


Instalando o Linux Debian no Droplet:

* Uma das opções mais legais da DigitalOcean é que podemos criar um servidor “Droplet” e destruí-lo quando quisermos, isso facilita muito a execução de testes. Por exemplo, podemos ter um servidor em produção e criar outro para instalar o ISPConfig, e quando estiver tudo ok é só direcionar o DNS para o novo Droplet e deletar o anterior. Lembre-se que na DigitalOcean você paga por hora, então os custos são reduzidos para operações como esta. Em outro tutorial irei mostrar também como migrar de um Droplet menor para outro mais robusto sem perder a instalação/configuração. Veja outros motivos de trocar o seu provedor atual e assinar a Digital Ocean clicando neste link.

* Se você é um usuário novato da DigitalOcean notará que eles só permitem criar um Droplet ativo. Se quiser criar mais Droplets abra um ticket de suporte e solicite o aumento do limite, você será atendido em minutos.

1.Se você ainda não é cliente da DigitalOcean clique neste link e veja como assinar e ainda ganhar um bônus de 10 dólares.

2.Instale o sistema Debian 7. Clique aqui e siga todos os passos até o final da página, porém ao invés de escolher Ubuntu opte pelo Debian 7.0 x32 (Wheezy).

* Neste tutorial usaremos um Droplet Hostname chamado: cp.fatorbinario.com como exemplo, escolhendo um servidor de $5/mo.

* Atente ainda neste link acima para a troca obrigatória da senha do admin “root” que será enviada ao seu email.

* É importante conhecer as funções do Painel de Controle da sua conta na DigitalOcean, clique aqui para ver todas as opções do menu.

3.É importante ainda configurar corretamente a Zona DNS do servidor, para aprender como fazer isso clique neste link.


* * As semelhanças com o tutorial anterior terminam aqui. Após a instalação do ISPConfig não precisaremos nos preocupar muito com comandos, permissões e gerenciamento de usuários pelo console do terminal.


 

Í N D I C E

0. Video Tutorial

1. Introdução

2. Criando uma conta na Digital Ocean

3. Instalando o Linux Debian

4. Configurando a Zona DNS

4.1. Veja uma tabela atualizada

4.2. Tabela DNS para CloudFlare

5. Instalando o ISPConfig 3

5.1. Veja como alterar o Tema do ISPConfig

6. Criando um site WordPress no ISPConfig

6.1. Teste o site pelo endereço de domínio antes de propagar o DNS

7. Adicionando memória SWAP

8. Otimizando o desempenho do NginX

8.1. Alterando os limites do PHP para prevenir Erro 500 em upload de temas e arquivos

9. Autenticando emails com DKIM

10. Firewall: Segurança no Servidor de Email

10.1. Monitore o servidor com Logwatch

11. Certificado SSL: Configure o site para urls https

12. Instalando e Configurando o RoundCube Webmail no NginX

13. Aprenda a configurar os clientes de email

14. WordPress: Backup do site para o Dropbox

15. Como fazer um backup completo do Servidor

16. Ganhe Bitcoins e pague sua hospedagem/domínio/VPS

20. Checklist da Instalação


 Tutorial VPS: Debian Wheezy e ISPConfig 3 – Parte 1
Tutorial ISPConfig 3 〉〉 ÍNDICE ANT PROX

Gerenciamento em infraestrutura de Servidores Cloud VPS e Dedicados. Planos mensais acessíveis e consultoria diferenciada para agências de marketing. Envie um email para [email protected] e solicite uma análise gratuita!

SOEE660332GBPR 728x90
  • fatorbinario

    Tutorial com Painel de Controle, os próximos terão este como base.

  • Pingback: TUTORIAL VPS DEBIAN WHEEZY E ISPCONFIG 3 –… | bruxismo()

  • Gpzim Pacheco

    Simplesmente excelente. Parabéns amigo. Seu site é o mais bacana e bem feito da web em português para esses fins de servidores.

  • Muito obrigado amigo.
    Legal de saber que vocês seguem as publicações após todos estes meses desde que comecei.

    Estou contando com todos vocês quando iniciarmos o fórum.

    Valeu pela força e um grande abraço.

  • Marcílio Quintino

    Não dá pra seguir esse tutorial utilzando Ubuntu como no primeiro tutorial?

  • Olá Marcilio,
    Esse tutorial tem um script de instalação específico para o Debian 7.

    Assim que eu colocar o forum online publicarei um outro tutorial com ISPConfig + Ubuntu.

  • Marcílio Quintino

    Valeu Luis, vou acompanhar!

  • Para discutir sobre este tutorial use o link para o tópico no Fórum da Comunidade:

    https://fatorbinario.com/comunidade/topico/tutorial-debian-7-wheezy-com-ispconfig-3-servidor-de-emails-wordpress/

    *Registre-se na Comunidade e ajude compartilhando conhecimento. Responderei às dúvidas com a mesma rapidez de sempre.

    Muito Obrigado.

  • Segui todo o tutorial e funcionou perfeitamente. Até migrei com o updraft plus. No entanto, tenho duas dúvidas
    1- O meu site é integrado com a hotmart e precisa de notificações de push. Desde que migrei de servidor, elas não estão funcionado. Eu preciso liberar alguma coisa?
    2- Eu apenas migrei o wordpress. O email continua no hostgator (tenho vários emails de vários sites lá e não quis mudar). Então mudei apenas o DNS do A e o webdisk, o resto deixei pro hostgator mesmo. Eu já fazia isso antes, pois o wordpress estava num servidor wordpress managed da godaddy e o email no hostgator. E desde que migrei para o Digital Ocean, o meu wordpress parou de enviar emails de notificações de novo usuário ou até de recuperação de senha. O que está errado? Está exatamente do jeito que estava antes, apenas mudei alguns DNS da godaddy para o digital ocean

  • Respondido no outro tópico.

  • Você já ouviu falar da http://www.ovh.com/us/ ? Pelo que vi, grandes sites usam os serviços deles e eles acabam sendo mais baratos e oferecendo mais recursos que a digital ocean.

  • Cara, eu tenho 23 anos de experiência em informática. A OVH é grande/gigante, sei disso.

    Porém os servidores deles são famosos também por resetarem sem qualquer aviso. Você está lá rodando os site e de repente BANG!

    Não indico a DigitalOcean por causa de comissão, indico porque testei várias outras e cada uma delas tem algum problema grave. A DO é simples de usar e poucos problemas, que nem são tão sérios.

    Até separei algumas aqui pra continuar testando mas quando começo a levantar serviço dá algum tipo de problema, como o caso da Linode que compete diretamente com a DigitalOcean mas é um paraiso de spammers fazendo com que a maioria dos servidores deles estejam marcados em blacklist, ae os emails não são entregues na caixa de entrada e o pessoal acha que o problema é do Debian.

  • Muito obrigado!

  • André Nascimento

    Grande Luis, boa tarde,

    Eu já venho seguindo seus tutoriais à algum tempo não estou participando muito do fórum ou em comentários, mas quero agradecer imensamente o trabalho que você esta fazendo, pode ter certeza que faz uma grande diferença nos meus negócios.

    Eu tenho um dúvida, ou melhor acho que uma dificuldade, eu segui todo TUTORIAL VPS: DEBIAN WHEEZY E ISPCONFIG 3, até ai tudo certinho, porém estou encontrando uma lentidão muuito grande ao carregar o site, estou montando uma loja com woocommerce, o endereço é http://modauepa.com.br, será que você pode me ajudar por favor, a loja ainda não esta no ar, mas mesmo nesta fase de desenvolvimento encontro esta lentidão.

    Mais uma vez obrigado,

    Forte abraaço e vamo q vamo!

  • Olá André,

    a tal lentidão que você se refere é por causa do certificado SSL? Quando ativo, a conexão faz hand-shaking várias vezes até estabilizar. Veja um gráfico de como funciona aqui: https://blog.cloudflare.com/how-cloudflare-is-making-ssl-fast/

    Mas se for também em http normal, quando o seu provedor é aqui no Brasil o ping é curto mas em VPS internacional tem alguns ms de diferença.

    Uma das maneiras de enganar isso é gravar a tabela DNS na CloudFlare que faz proxy cache roteando por SP, e então apontar os NS para os endereços da sua tabela na CloudFlare;

    Outra alternativa é ativar o SSL somente no checkout como muita gente está fazendo (quando ativar o certificado).

    Pode-se ainda aumentar a capacidade do VPS, exemplo passar para um de $10 se for o de $5, que talvez rode um pouco mais rápido.

    *Na minha opinião direcionar pela CloudFlare deve resolver o problema. Mas verifique se seguiu todos os passos do tutorial otimizando o NginX e adicionando SWAP, veja a checklist aqui: https://fatorbinario.com/comunidade/topico/checklist-tutorial-debian-7/

    * * Note ainda que o Fator Binário está no VPS da Digital com a tabela na CloudFlare, navegue e compare com o seu site. Eu tenho quase 20 plugins ativos incluindo o Jetpack, e ainda tenho um outro domínio em inglês no mesmo VPS com os mesmo plugins. O meu VPS é o de $5.

  • André Nascimento

    Boa Luis,

    Então eu ainda não tenho o certificado SSL, configurado no domínio, acredito que realmente não seja isso, vou fazer o que você mencionou sobre gravar a tabela DNS na CloudFlare, e apontar os NS para os endereços da sua tabela na CloudFlare.

    Vou também rever o tutorial de otimização do NginX e da memória SWAP.

    E realmente acho que não precisaria aumentar para um VPS de $10, sendo que o seu blog com todas estas configurações já mostram que esta bem rápido.

    Eu tenho uma outra loja em WordPress Woocommerce na Digital Ocean e também usando um VPS de $5, porém não usei o ISPconfig, usei o SERVERPILOT, e esta bem rápida, com SSL e etc.

    Mas de qualquer maneira, vou verificar e posto aqui depois os resultados,

    Muito obrigado mais uma vez pela resposta rápida!

    Abraços e vamo q vamo!

  • Pode ser porque com o ServerPilot vários serviços não são instalados. Por exemplo o servidor de email nem existe naquele painel e as funções de firewall e monitoramento são reduzidas por causa das próprias limitações da ferramenta.

    Mas em todo caso eu agradeço pelo feedback. Já tenho o tutorial básico do Server Pilot aqui no site, estava pensando mesmo em expandir com outras opções.

  • Leo Borlot

    Amigo, sou iniciante nesse mundo de VPS, mas pelo seu tutorial eu consegui fazer o que eu precisava que é instalar o ISPConfig, e colocar o meu site pra funcionar, falta só instalar o wordpress, minha duvida é a seguinte, se eu tiver um outro dominio. Pra um segundo site, que não está vinculado a este atual, como eu faço pra apontar o endereço do dominio, tipo, no primeiro foi NS1.digitalocean.com. O que eu tenho que colocar neste segundo site?

  • O apontamento de NS deve ser feito para onde a tabela DNS está escrita. Neste caso, se você criar a tabela DNS do segundo domínio na DigitalOcean então os NS serão apontados para o mesmo lugar que o primeiro.

  • Leo Borlot

    Só pra ver se eu entendi, o meu dominio inicial é o vixview.com.br, ele está apontando para o NS da Digitalocean. Eu devo adicionar outro dominio no mesmo Droplet e apontar esse novo dominio pro mesmo NS da Digitalocean? Desculpe as perguntas, travei nessa parte.

  • Sim. O que separa um site do outro é o virtual host do servidor Web, em nosso caso o NginX.

  • Leo Borlot

    Luis, funcionou cara, muito obrigado. Vou continuar com os tutoriais.
    Tava pensando aqui, já pensou em transformar o seu conteúdo em vídeo aula? Eu tenho experiencia nisso, se quiser podemos bater um papo. Tem muita gente igual a mim assim que tem interesse em instalar as coisas mas que não quer ser especialista, ai procura esse tipo de material só pra “resolver o problema”. Bom, qualquer coisa manda um email. [email protected]

  • Flavio Silva

    Amigo, eu fiz o backup do meu site da hostgator, ja esta aqui no meu pc, qual a configuração devo fazer agora para que o backup funcione normalmente no meu servidor digitalocean?

  • Melhor você seguir o tutorial com Debian 8 que no final tem como migrar e instalar sites.

  • diogo jose

    Olá @fatorbinario:disqus. Vi que você tem muito conhecimento em vps. Já ouviu falar no site “host1plus.com.br”. Eles tem preços bastante atrativos em vps, fiquei me perguntando se valia a pena, pois por ter suporte em pt-br, para iniciantes poderia ajudar muito. Outra coisa, eu nunca mexi com vps, mas venho tentando melhorar meu conhecimento e pensei em migrar para um vps pequeno, tendo em vista que só mexi em hospedagens compartilhadas com cpanel até agora, vou ter muita dificuldade para aprender? E sobre velocidade, um vps do mais barato já dá muita diferença sobre um plano de hospedagem compartilhada?

    Desde já, muito obrigado pela ajuda.

  • Olá Diogo,

    – Conheço sim, o serviço deles é hor****
    – O suporte é em pt-BR quando há suporte.
    – O cPanel tem tanto link inútil que te levam a lugar algum e lidar em ISPConfig vai ser uma brisa
    – Os VPS na Digital Ocean são KVM, não confunda com os OpenVZ que a maioria dessas empresas alugam por ai. E sim, a performance é bem superior aos planos shared pois o IP é dedicado e a limitação é a própria máquina.

    Tenho clientes com sites WordPress que têm mais de 200 mil hits mês em servidores de $5. Se o site for em PHP aguenta aproximadamente umas 3 vezes isso.

    *É fácil ofertar serviço barato e abandonar o cliente quando ele precisa. O Fator nasceu com a ideia de fazer vocês enxergarem isso.

  • diogo jose

    Muito obrigado pela resposta rápida @fatorbinario:disqus . Uma hospedagem dessa de $5 da digital ocean, tem limite de sites que posso instalar? Tipo, tenho 3 sites, se eu quiser instalar os 3, todos com domínios diferentes obviamente, nessa vps vou poder? Como fica uma vps instalada, seria algo mais ou menos parecido com um cpanel? Posso criar emails com meus domínios, como as hospedagens compartilhadas oferecem? Desculpa a quantidade de perguntas, é porque tudo sobre vps é novo pra mim.

  • Sim.

    – Você pode instalar quantos sites ou ter quantas contas de email quiser.

    – O painel que ensino aqui é o ISPConfig, bem menos complicado e muito mais seguro e leve do que qualquer outro, além de ser Open Source e ser desenvolvido por um equipe que sabem o que estão fazendo.

    Pode continuar perguntando e nem esquente..

  • Felipe

    Bom, reinstalei tudo de novo, já instalei o wordpress e aparece o erro “ERROR 403 – Forbidden!” , no navegador, quando tento abrir o site, sabe o que pode ser ?

    ERROR 403 – Forbidden!
    he following error occurred:
    You are not permitted to access the requested URL.
    Please contact the webmaster with any queries.

    usando debian 7 x32 , e usei o manual correto debian 7 , grato

  • Sei sim.. você instalou o site de algum outro jeito que não o recomendado por mim nos tutoriais.. perguntei pra você na sua outra postagem de como você havia instalado o WordPress. Como foi?

  • Felipe

    pelo codigo que vc diz no site…https://fatorbinario.com/instalando-o-wordpress-em-um-vps-com-ispconfig/#jailkit

    nessa pagina diz…coloquei os codigos no putty ele instalou…

  • Felipe

    coloquei o login e senha do wordpress…está no diretorio web , deletei a antiga index.html , agora só está o wordpress, site : http://gorillanet.com.br

  • Você provavelmente errou umas desses 2 coisas:
    – Ou as credenciais do Banco de Dados estão erradas
    – Ou o usuário que você instalou o site não estava em Jail, exemplo: instalou com o root.

  • Felipe

    Correto, instalei como root, como coloco pra jail ?

  • Para você ter uma noção aproximadamente 90% dos usuários que não conseguem fazer o site funcionar é porque erroneamente instalaram os arquivos como “root”.

    Melhor mesmo é apagar todos os arquivos do WordPress de lá, deixando a pasta error que já estava. Em seguida fazer login no SSH com o usuário em Jail e instalar novamente.

    O bom é que você vai treinando da maneira certa..

  • Felipe

    ta ok estou apagando o press, e vou tentar pelo login jail…valeu

  • Joao Francisco Melo

    Bom dia Luis, sou novo nesse mundo de vps e estou tentando instalar uma instancia na digital ocean (debian 7 + isp) seguindo o seu tutorial, a principio pensei que estivesse indo tudo bem, porém após finalizar toda a instalação e as otimizações que estão descritas eu fui tentar acessar o isp e não obtive exito, pode verificar direto no link:
    https://138.197.74.32:8080/

    não sei ao certo o que pode ser, o servidor php e o phpmyadmin estão rodando normalmente, porém não consigo acessar o painel do isp, tem idéia do que poderia ser?

    muito obrigado!!

  • Bom dia Joao, por favor siga o tutorial de Debian 8 x64, link: https://fatorbinario.com/tutorial-debian-8-x64-com-ispconfig-e-nginx-indice/
    Além de ser a última versão eu mantenho ele atualizado pois instalo para todos os meus clientes usando o mesmo tutorial descrito lá. As versões de PHP, Roundcube, Curl, Nginx, MySQL, etc.. são as últimas estáveis também, o que faz aumentar a compatibilidade com ferramentas e plugins de website. O site fica pelo menos 3x mais rápido com Debian 8.

  • Joao Francisco Melo

    Beleza, mas eu pretendo usar o droplet de 5U$, vai ter algum problema com desempenho ou fazendo o swap de 2GB já fica tranquilo ? obrigado!!!

  • Pode usar o de $5 com SWAP de 2Gb que fica bom para sites até uns 200 mil acessos mês. Claro que pra isso precisa tunar mais algumas coisas mas já é metade do caminho.

  • Rodrigo Peixoto

    Valeu ajudou muito. Eu estava querendo usar o painel vesta, vi o seguinte tutorial:

    URL-EDITADA

    Mas fiquei na dúvida de como adicionar subdomínios.

  • Eu já vi sistemas com Vesta e não me arriscaria a colocar em produção. Uma coisa é instalar ferramentas para teste e achar legal e outra é manter isso tudo em produção. Sempre me apresentam alternativas para painel e hospedagem aqui no site mas quando deixo um projeto rodando um mês aquilo acaba apresentando problemas.

  • Bom dia Luis,

    Tenho um duvida, se caso um dia eu quiser explorar outros servidores, tem alguma solução para transferir os dados de email e senha dos usuários mantidos no atual servidor, para o de destino?.

  • Essa é a pergunta que alguns clientes fazem aqui. E eu sempre respondo que manter contas de email no servidor é problema. Melhor mesmo isolar o servidor de email, ou num servidor fora, ou numa hospedagem shared.

    Não tem um jeito fácil.