Video Tutoriais Fator Binário: ISPConfig 3 + WordPress

Em nosso canal do Youtube você já pode assistir o video tutorial de como instalar o ISPConfig 3 com WordPress e Servidor de Emails em um VPS Linux Debian.

Atendendo ao pedido de vários seguidores aqui do Fator Binário decidi publicar uma video aula, explicando o trabalho que venho desenvolvendo, bem como um tutorial completo de instalação.

O video mostra todos os passos para instalar um site WordPress seguindo um dos nossos tutoriais, e mostra ainda como configurar e gerenciar as contas de email e os usuários pelo painel de controle do ISPConfig.

As pessoas com pouco conhecimento em Linux têm receio de contratar um serviço de VPS e depois não conseguirem seguir todos os passos do tutorial. No video eu mostro como uma situação que parece complicada pode ser simples de resolver.

O tutorial apresentado é esse: Tutorial VPS: Debian Wheezy e ISPConfig 3 – Parte 1.

Espero que vocês curtam o trabalho e continuem a falar para os amigos sobre o Fator Binário.

O video tem um pouco mais de uma hora de duração e mostra todos os passos do tutorial, desde a criação da conta até a configuração do site e das caixas de email.

* Um erro comum que várias pessoas estão cometendo é não nomear o Droplet com a especificação FQDN (Fully Qualified Domain Name), o servidor de emails será configurado automaticamente com o nome dado ao Droplet e poderá não funcionar corretamente se não for FQDN.


 Video Tutoriais Fator Binário: ISPConfig 3 + WordPress
Tutorial ISPConfig 3 〉〉 ÍNDICE ANT PROX

Gerenciamento em infraestrutura de Servidores Cloud VPS e Dedicados. Planos mensais acessíveis e consultoria diferenciada para agências de marketing. Envie um email para [email protected] e solicite uma análise gratuita!

728x90a
  • fatorbinario

    Detalho neste video tutorial como é possivel instalar um servidor novo com painel de controle, wordpress e contas de email em apenas uma hora.

  • Gpzim Pacheco

    Meu amigo, mais uma vez venho parabenizar pelo excelente POST, tutorial fino, tudo funciona extremamente bem. Parabéns!

  • Agradeço mais uma vez pelo apoio.

    Fazendo o vídeo como material auxiliar para o tutorial penso que fica mais fácil da galera entender. Estou me organizando aqui para produzir muito esse ano.

  • Marcus Rocha

    Boa Tarde Luis.

    NO caso de usar o servidor como hospedagem para vários domínios, o procedimento seria:

    1º Criar uma nova entrada de DNS no Digital Ocean

    2º No ISPCONFIG add new site

    3º Criar um usuário shell / Bd / FTP / E-mail

    3.1 – É preciso liberar a porta 25 para um domínio especifico para os e-mails funcionarem, ou a liberação é válida para todos os hospedados no Droplet ?

    * No caso a própria digital ocean gerencia o DNS ! , ví que no ISP config tem algumas opções de DNS que seria a mesma função da Digital Ocean ? Se precisar usar dois apontamentos de domínio .com.br e .com para um único servidor ? Crio um site no ISP .com.br e crio um direcionamento para o .com ?

    Abraço !

  • Como eu tenho poucos domínios prefiro gerenciar pela DigitalOcean mesmo. Você pode criar quantas entradas DNS quiser no painel deles, no video mostrei isso (sempre lembre de criar os registros mail, SPF, DKIM para cada domínio). Veja no video tutorial aos 11:20 como fazer.

    O ISPConfig tem um gerenciador próprio do Bind para gerenciar domínios, nem coloquei isso no tutorial porque não são muitas pessoas que configuram como revenda.

    Por exemplo, digamos que você tenha 2 domínios. Lá no Registro.br (ou no seu REGISTRAR) você aponta sempre para os Nameservers da DigitalOcean. No painel de DNS da DigitalOcean crie uma entrada para cada domínio apontando para o mesmo endereço IP, assim você terá vários domínios no mesmo servidor. No ISPConfig adicione um novo site para cada domínio, crie contas de email, instale o WordPress (lembrando que se instalar o WordPress pelo APS Installer não precisa criar o Banco de Dados, usuário do BD e usuário Shell, o instalador fará as configurações).

    Não precisa liberar a porta 25 novamente, a DigitalOcean libera a porta para a sua conta toda. Até mesmo para novos Droplets.

  • Para discutir sobre este tutorial inicie um tópico no Fórum da Comunidade:

    https://fatorbinario.com/comunidade/forum/tutoriais-fator-binario/

    *Registre-se na Comunidade e ajude compartilhando conhecimento. Responderei às dúvidas com a mesma rapidez de sempre.

    Muito Obrigado.

  • kleber

    se instalar um ssl ai durante a instalação do ispconfig ira servir para todos os sites ou cada site ou cada dominio e um certificado diferente?

  • Todo domínio necessita outro certificado, porém existem certificados multi domínios. Procure por Multi Domain Certificates na empresa onde você irá comprar o SSL.

  • ADMILSON

    Olá, Luiz, boa tarde, eu tenho um site wp hospedado em Hostinger, mas devido ao crescimento dos visitantes, resolvi comprar um vps, só que não consigo configura-lo e eles não dão suporte para configuração.

    Eles me passaram um link do seu site e que talves conseguisse ajuda =:https://fatorbinario.com/configurando-um-vps-para-hospedagem-de-site-parte-1-introducao/, mas pelo que entendi o seu suporte é só para clientes da Digital Ocean ta correto?

    O VPS já ta instalado no cpanel só falta a configuração.

    Ficaria muito grato se puder me ajudar com esse problema.

  • Na realidade eu ajudo pessoas de todos os lugares, inclusive de outras empresas. O que acontece é que na DigitalOcean eu ganho uma comissão por indicar pessoas e quando você já assinou ou opta por outra empresa não ganho nada.

    Você disse que o VPS já está instalado no cPanel? Normalmente instala-se o VPS e depois um gerenciador como por exemplo cPanel, ISPConfig, etc.. Eles instalaram o Ubuntu pra você?

    Posso te orientar melhor. Se quiser passar mais informações envie por email para: [email protected]

    Se for necessário uma instalação completa e se você não quiser seguir os tutoriais normalmente eu cobro um valor para deixar tudo funcionando. Mais detalhes por email.

  • Vanessa Francisco

    olá Luis, sou fã de seu blog! e assinei a digital por você e obviamente por sua indicação. Assim que assinei cai nos tutoriais da digital ocean e testando consegui criar alguns servers porém agora quero fazer um sério para iniciar meu blog e também hospedar o site de minha empresa e te pergunto uma coisa: para usar o ispconfig preciso de dois dns, sendo um para o local aonde o isp estaria instalado e outro para o blog e a conta de email, ou consigo tudo com um domínio só? Grata desde já pelo serviço e intenção de colaboração do mesmo!
    bjos

  • Olá Vanessa, muito obrigado.

    Você pode fazer tudo em um único VPS de 5 dólares. Tenho um cliente que é desenvolvedor de sites (digo cliente porque eu configuro os servidores deles), em um dos servidores que instalei com ISPConfig ele conseguiu a proeza de empilhar mais de 20 sites institucionais no VPS de $5. Se for site estático acho que dá pra colocar mais de 50 sites.

    De qualquer forma fazer um “resize” no painel da DigitalOcean só leva uns 5 minutos e pode-se ainda diminuir o tamanho dele quando quiser.

    Uma das características que pouca gente sabe sobre o ISPConfig é que ele não fica com o painel em memória. O ISPConfig é só um conjunto de scripts que executam serviços conforme demanda, isso faz com que ele seja muito leve em comparação com a concorrência.

    Siga o tutorial, otimize o NginX, adicione memória Swap e fique tranquila. Se precisar de ajuda pode perguntar em qualquer link que tentarei te responder na hora.

  • Vanessa Francisco

    Luís: ======> TU <====== é o cara! Suprote mais rápido que o da empresa de host mais conhecida do país! rsrsrsrs, muito obrigada e obriagada pela disposição futura!
    bjus

  • 🙂

    Vi no seu perfil que você está com problemas de redirecionamento 301 no NginX, quando for subir seu site faz as perguntas pra mim e nem esquente..

  • Vanessa Francisco

    Bah Luis vou querer uma mãozinha sua depois então! Vou aproveitar todos seus tutoriais aqui e depois dou uma consultada nesse ponto! Te agradeço muito Luiz! Ta fazendo muito diferença p mim!
    bjussss

  • ainda uso o debian 7×32 mesmo tendo o 8.1?

  • Olá Alexandre,

    o problema do Debian 8 é que não está totalmente estável como deveria, e como o trabalho é open source e voluntário fica meio complicado te dizer quando tudo se estabilizará. Mas estou de olho e assim que der escrevo o tutorial.

    Um exemplo disso é o Roundcube que não roda no 8.

    O tutorial é para Debian 7 e não instalará corretamente em outra distro. Estou planejando outros SO junto com o ISPConfig, olhe só:
    https://fatorbinario.com/comunidade/topico/fator-binario-agora-e-indicado-pelos-desenvolvedores-do-ispconfig/

  • obrigado pela resposta. segui o tutorial e tudo ficou ok!
    Agora em outro droplet, pra simplificar (tenho 5 sites wordpress), selecionei o de 10 dólares e a imagem do wordpress com o ubuntu 14.04.
    tudo instalou ok e restaurei pelo updraft. tudo ficou ok (imagens, posts, usuários), mas quando entro no/wp-admin, tudo fica branco.. não consigo acessar nada.
    Sabe o que pode ter acontecido ou como resolver isso?

  • Não faço ideia do que você possa ter feito. Envie o link para o site que dou uma olhada. Antes de restaurar o backup o WordPress funcionava normal, exibindo a página de boas vindas?

  • Sim, estava tudo ok. Resolvi matar a preguiça e seguir o tutorial mesmo. Deu tudo certo agora!
    Até migrei com o updraft plus. No entanto, tenho duas dúvidas
    1- O meu site é integrado com a hotmart e precisa de notificações de push. Desde que migrei de servidor, elas não estão funcionado. Eu preciso liberar alguma coisa?
    2- Eu apenas migrei o wordpress. O email continua no hostgator (tenho vários emails de vários sites lá e não quis mudar). Então mudei apenas o DNS do A e o webdisk, o resto deixei pro hostgator mesmo. Eu já fazia isso antes, pois o wordpress estava num servidor wordpress managed da godaddy e o email no hostgator. E desde que migrei para o Digital Ocean, o meu wordpress parou de enviar emails de notificações de novo usuário ou até de recuperação de senha. O que está errado? Está exatamente do jeito que estava antes, apenas mudei alguns DNS da godaddy para o digital ocean

    Não tenho ideia do que fazer 🙁
    E obrigado mesmo!!

  • O esquema de push não sei o que eles usam. Se for esquema de porta após a instalação fica tudo liberado, somente depois de seguir o tutorial de segurança é que fecham.

    Mas talvez a resposta da primeira pergunta esteja também na resposta da segunda. Independente do seu servidor de email estar em outro servidor você precisa liberar a porta 25 do VPS com a DigitalOcean, e neste caso, é o WordPress que envia os emails, que pode ser de 2 maneiras: a padrão instalada junto com o WordPress envia emails usando uma função interna do WP e a segunda que através de um plugin pode-se enviar por SMTP do WordPress.

    Resumindo, o WordPress está tentando enviar emails do servidor onde a página está hospedada, para enviar de outro servidor você tem que dizer em algum lugar pra ele fazer isso ou liberar a porta 25 SMTP junto a DigitalOcean.

  • É pelo próprio wordpress mesmo. Vou entrar em contato com eles, igual você recomenda no outro tutorial. Obrigado mesmo!

  • Ah, era notificação POST, não sei porque coloquei push, Acho que confundi com o celular.

  • Opa! Queria dizer que tenho dois vps funcionando perfeitamente desde que segui o tutorial. Não poderia estar mais satisfeito! Muito obrigado! Agora queria tirar uma dúvida. Eu tenho vários sites. É melhor eu pegar um VPS com muitos recursos (vcpu, ram, etc) e colocar todos os sites nele com o ispconfig ou então pegar vários VPS menores e colocar um em cada?

  • O que o pessoal tem feito é o seguinte:

    Se você tiver vários sites com poucos acessos empilhe todos no mesmo Droplet pois fica mais fácil de administrar, e o ISPConfig mesmo usando poucos recursos do servidor, ainda pesa um pouco por causa do firewall, servidor de email, serviços etc..

    Mas digamos que você tenha alguns sites “problemáticos” aqueles que sofrem ataques DDoS ou têm muitos acessos com envio de muitos emails, então é melhor isolar ele do resto em outro servidor.

    Se os sites forem desenvolvidos com WordPress ou qualquer outro CMS eu indico um VPS de $10 dólares para até 30 sites com poucos acessos, mas se os mesmo são desenvolvidos somente com PHP e HTML sem CMS pode colocar os mesmos 30 no Droplet de $5 (isso já foi testado por várias revendas as quais eu mesmo configurei o servidor).

  • Muito obrigado! Então vou fazer isso: os blogs com menos acessos, colocarei juntos me um de 10 dólares. E os com mais acessos ou que possuem cursos dentro deles, usarei isolados. Muito obrigado novamente!

  • Uma outra dúvida. Se eu instalar apenas 1 wordpress com o ispconfig, eu posso acessa-lo diretamente com o ip do VPS. Isso é bom porque você pode restaurar o backup do site com o updraft plus tudo antes de mudar o DNS. Se eu coloco 2 ou 3 sites wordpress nele, há como eu acessa-lo antes de migrar o dns? Não consegui encontrar aqui.

    muito obrigado

  • Você não consegue acessar pelo IP nem mesmo com um único site no servidor. O ISPConfig é um painel completo que gerencia múltiplos domínios/servidores então ele não saberia que você quer acessar exatamente aquele site. A galera está acostumada com o cPanel + Apache que usa o esquema de Userdir, mas aquela maneira também é errônea.

    A melhor forma de fazer isso, e indicada pelos profissionais da área, é fazer como eu mostro neste tutorial:
    https://fatorbinario.com/comunidade/topico/acessando-um-website-pelo-nginx-antes-de-direcionar-o-dominio/

    Só não esqueça de desfazer as alterações após testar o site pois você estará “enganando” o seu PC a entrar no site pelo novo IP e ele “pensará” que o DNS já está propagado.

  • Mais uma vez, MUITO OBRIGADO!

  • E agora que sie que o fator binário foi reconhecido pelo ispconfig, lá vai mais uma dúvida hahaha.
    E em relação a subdomínios? eu tenho que configurar um, mas é diferente que no cpanel. Estou apanhando um pouco. Tem as opções host, dominio, tipo de redirecionamento e caminho de redirecionamento.
    Você sabe o que coloco em cada uma?
    muito obrigado novamente

  • Bom dia Alexandre,

    postei um mini tutorial na Comunidade para facilitar. Resumindo: você deve usar a mesma opção do menu que utiliza para criar domínios principais.

    Veja lá. Link: https://fatorbinario.com/comunidade/topico/como-adicionar-um-site-com-subdominio-no-ispconfig/

    * Se quiser cadastrar-se na Comunidade você poderá seguir cada fórum separadamente e quando tiver novas postagens será avisado.

  • muito obrigado. vou me cadastrar lá!