Configurando um VPS para hospedagem de site – Parte 4: Painel de Controle

No painel de controle da DigitalOcean podemos configurar o DNS, gerenciar os Droplets, resetar a senha do superusuário, visualizar os gráficos de uso e alterar outras opções da conta.

Após criarmos o primeiro Droplet (Parte 3 deste tutorial), já podemos visualizar as informações do mesmo e verificar outras configurações essenciais da nossa conta.

Painel de Controle da conta:

1.Opção do menu “Droplets“: Aparecerá a lista de servidores que temos nesta conta, bem como as informações principais de cada um. Clicando no link do Droplet acessaremos mais opções referente àquele servidor, veja abaixo:

  • Power: Usado para resetar ou desligar o servidor. Evitem desligar o servidor por este botão se quiserem somente gravar um snapshot ou fazer um teste, o botão “Power Off” forcará o desligamento. O correto é fazer login via SSH e digitar o comando “shutdown -h now“.
  • Access: Pode-se abrir uma janela de console VNC aqui, mas em nosso tutorial vamos usar o PuTTY e o WinSCP como falamos anteriormente. Nessa tela também podemos resetar a senha do superusuário “root”, útil se esquecermos a mesma (uma nova senha será enviada ao email).
  • Resize: Para alterar CPU e memória RAM. Não utilizaremos isso em nosso tutorial.
  • Snapshots: Muito útil. Após configurarmos o servidor podemos tirar um “snapshot” (imagem) do mesmo. No caso de errarmos uma configuração posteriormente e perdermos o acesso ao servidor ou ainda cometermos uma falha grave na edição de um arquivo, podemos recuperar através deste ponto de restauração. Vejam nosso novo tutorial: Como Fazer Backups e Snapshots na Digital Ocean.
  • Settings: Podemos verificar informações importantes do sistema aqui e até mesmo alterar o nome do Droplet criado. É possível inclusive alterar o Kernel do sistema. *Só altere estas configurações se tiver certeza do que está fazendo.
  • Graphs: Exibe alguns gráficos de uso do servidor. Observei nestas semanas hospedando o Fator Binário que na maior parte do tempo o uso da CPU fica estável em torno de 5%.
  • Destroy: Se quiser deletar o seu Droplet e recomeçar do zero é só clicar no botão “Destroy”.

2.Opção do menu “Images“: Caso você tenha criado snapshots, backups ou destruiu algum Droplet recentemente, aparecerá as informações nesta tela.

3.Opção do menu “SSH Keys“: Quando criamos nosso Droplet a DigitalOcean envia automaticamente a senha do root para nosso email. Se cadastrarmos uma chave de acesso SSH na conta então a senha não será enviada ao email e teremos que usar a chave pré-configurada.

4.Opção do menu “Billing“: Aqui podemos acompanhar nosso histórico de pagamentos, nota-se que a cada hora o sistema debita do nosso saldo, pois na realidade alugamos o servidor por hora com um limite máximo de U$ 5/mês em nosso caso. Clicando no botão “Manage Payments” temos a opção de creditar mais saldo em nossa conta, mesmo que ainda haja saldo suficiente para o mês.

5.Opção do menu “Support“: É aqui que podemos abrir tickets de suporte para problemas com o servidor ou qualquer outro assunto referente à conta.

6.Opção do menu “DNS“: Para configurar a zona DNS do nosso servidor. Podemos cadastrar vários domínios aqui, e após o servidor estar funcionando e completamente configurado apontaremos em nosso “Registrar” (provedor onde registramos nosso domínio) os servidores DNS da DigitalOcean. Na parte 5 vou mostrar como configurar corretamente a zona DNS.

7.Opção do menu “Apps & API“: Autorizar aplicativos a usarem a API da DigitalOcean para acessar funções do servidor, verificar as liberações de acesso dos aplicativos que acessam a conta e criar tokens de acesso.

8.Opção do painel “Configurações (Símbolo de engrenagem)“: Opções gerais da conta aparecerão nessa tela, veja abaixo.

  • Account Info: Se precisar alterar o seu email registrado ou a senha, visualizar o limite de Droplets que podem ser criados ou desativar a conta completamente. Podemos ainda ativar o acesso com verificação de 2 etapas para maior segurança.
  • Security History: Uma lista com os 10 últimos eventos da conta.
  • Notifications: Quando houver notificações da conta elas aparecerão nesta tela.

 Configurando um VPS para hospedagem de site – Parte 4: Painel de Controle
Tutorial VPS Básico Ubuntu 〉〉 ÍNDICE ANT PROX

Gestão em infraestrutura de Servidores Cloud VPS e Dedicados. Planos mensais acessíveis e consultoria diferenciada para agências de marketing.
Envie um email para [email protected] e solicite uma análise gratuita!