Configurando um VPS para hospedagem de site – Parte 1: Introdução

Neste tutorial vou mostrar como configurar um servidor VPS Linux de 5 dólares/mês, para hospedagem de site. E o servidor ainda pode ser usado para outros serviços Linux como VPN, servidor de aplicativos, etc…

Durante alguns meses fiz testes com vários provedores de hospedagem, no Brasil e no exterior, e cheguei a uma conclusão: Sempre que o Fator Binário começa a ter muitos acessos no mesmo dia a hospedagem apresenta problemas como “Bad Request” ou “Time Limit”.

As hospedagens compartilhadas que contratamos, além de serem limitadas, geralmente demoram para solucionar o problema deixando o site fora do ar por horas. “E a culpa é sempre do WordPress usando muitos recursos.”

Em minha pesquisa decidi testar um servidor VPS com hospedagem cloud (nuvem) da DigitalOcean, optei por esta empresa por ser a que oferece o melhor custo/benefício do mercado. Vejam:

VPS na DigitalOcean :
  • IP dedicado
  • Servidores Cloud
  • Hospedagem em SSD
  • Taxa de transferência com limite a partir de 1 TB/mês
  • Suporte muito rápido (já abri alguns tickets de suporte e eles respondem em minutos)
  • Durante quase um mês hospedado nos servidores deles o site ficou offline uma única vez por 3 minutos apenas
  • 5 dólares mensais (não é promoção); E assinando pelo nosso link (clicando aqui) você ainda ganha 10 dólares, ou seja paga U$5 no primeiro mês e tem crédito para hospedar 3 meses.
  • É hoje uma das maiores empresas mundiais que alugam servidores cloud, competindo diretamente com Linode e Amazon.

Clique aqui para assinar o serviço da Digital Ocean e ganhe um crédito de 10 dólares para usar em hospedagem.


Para quem não conhece, VPS é um Servidor Privado Virtual, configurado em um servidor físico (uma máquina servidora pode suportar vários VPS), que podemos acessar remotamente para configurar serviços. Na realidade quando alugamos uma hospedagem de site em provedores como Hostgator, UOL, Locaweb, etc…, alugamos um espaço dentro de um VPS, pois no mesmo VPS é possível hospedar vários sites (veremos isso adiante).

A grande dificuldade de configurar um VPS é encontrar tutoriais para conseguirmos fazer rodar nossa aplicação, seja ela WordPress, Drupal ou qualquer outra. O diferencial deste tutorial é que, além de mantê-lo atualizado, vamos ajudar a configurar aqueles que assinarem o serviço pelo nosso link de referência: ( http://www.digitalocean.com )

O tutorial apresentado será dividido em partes para não ficar muito extenso e de difícil leitura. No final você terá um servidor Linux Ubuntu 14.10 rodando LEMP (Nginx + MySQL + PHP), servidor de email e Wordpress, e com opção ainda de hospedar múltiplos sites no mesmo servidor.

Observação: Se você pretende hospedar vários sites e caixas de correio recomendamos o tutorial Debian + ISPConfig 3, que é o nosso servidor configurado atualmente aqui no site. É de fácil gerenciamento permitindo transformar o VPS em uma revenda de sites.

* É importante salientar que aquela instalação de aplicativos automática pelo painel da DigitalOcean não funciona como deveria, explicarei isso na parte 3 “Instalando o Linux”.


Í N D I C E

0.Ganhe Bitcoins e pague sua hospedagem/domínio/VPS

1.Introdução

2.Assinando o Serviço

3.Instalando o Linux

4.Painel de Controle

5.Zona DNS

6.Instalando o LEMP

7.Nginx

8.Servidor de Email

9.WordPress

10.Multisite

11.Multisite II

12.Adicionando Memória Swap

13.Otimizando o NginX

14.Autenticação de Emails com DKIM

15.Desktop Remoto via VNC


 Configurando um VPS para hospedagem de site – Parte 1: Introdução
Tutorial VPS Básico Ubuntu 〉〉 ÍNDICE ANT PROX

©2014-2018 Fator Binário - Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account