Tutorial Debian 8 x64 com ISPConfig e NginX: Deploy do Linux

Para prosseguir em nosso tutorial será necessário um sistema operacional Linux. Faremos o deploy do Linux Debian 8 x64 num VPS de baixo custo.

Os meus tutoriais podem ser usados para configurar o ISPConfig em qualquer empresa que revende servidores, mas eu indico sempre a Digital Ocean que agora tem servidores melhores pelo mesmo preço de antes, eles praticamente dobraram a CPU, RAM e disco em Janeiro de 2018.

Contrate um servidor VPS na Digital Ocean clicando neste link

Instalando o Linux Debian 8 em um servidor VPS
Criando um servidor virtual

Na Digital Ocean os servidores virtuais são conhecidos como Droplets. Clique em “Create Droplet” e selecione as opções conforme exemplo abaixo.

» Choose an Image: <– Debian 8.x x64 (escolha a última versão disponível, 8.x indica que você deve instalar a última revisão de Debian 8, exemplo 8,7 ou 8.8 etc..)

* A Digital Ocean já fez o upgrade do kernel no Debian para a versão com o fix do exploit Dirty COW. Veja neste link como verificar.

» Choose a Size: <– $5/mo (mesmo que você pretenda instalar em um VPS mais robusto a Digital Ocean permite fazer um “resize” aumentando a capacidade do servidor a qualquer momento. *A Digital Ocean cobra por hora, o valor que aparece é informativo para o mês todo)

» Choose a Datacenter Region: <– NYC1 (NYC1 e SFO2 têm opção para Block Storage)

» Select Additional Options: <– Backups (Opcional porém recomendável. Acionando esta opção um backup automático semanal será criado de todo o seu VPS. O custo para o serviço é de 20% o valor do Droplet. Também será  cobrado por hora)

» Add you SSH Keys: <– Não usaremos esta opção

» How Many Droplets: <– 1 Droplet

» Choose a Hostname: <– cp.seu_dominio.com.br (Substitua seu_dominio.com.br pelo nome de um domínio válido e que exista (não precisa estar propagado ainda, mas deverá ser quando estiver em produção), e escreva um prefixo ao nome como o “cp” que utilizamos no exemplo. *A Digital Ocean finalmente nos escutou e mudou essa opção para maior clareza. Este será o seu Hostname FQDN, se quiser que os seus emails sejam entregues na caixa de entrada siga nosso exemplo. No meu servidor criei este nome como: debian8.fatorbinario.com (lembrando que fatorbinario.com é um domínio válido e que existe. Substitua pelo seu domínio válido aqui))

» Clique no botão Create

* Caso erre algum parâmetro e queira refazer os passos pode-se deletar o Droplet e criá-lo novamente quantas vezes forem necessárias.

Acessando o VPS pela primeira vez

Após criar o Droplet um email será enviado para você com as informações de acesso ao servidor. Será necessário e OBRIGATÓRIO a mudança da senha do superusuário root.

*Para acessar o servidor e os arquivos remotos eu indico o WinSCP com PuTTY e Notepad++ que ensino como integrar e usar neste tutorial.

• Acesse o servidor pelo endereço IP enviado ao email. Utilize uma ferramenta SSH como o PuTTY (só será possível acessar com o WinSCP via SFTP após trocar a senha do root. Mas se você seguiu o tutorial e integrou o PuTTY ao WinSCP então basta criar uma conexão e clicar ao lado do botão “Login” e escolher “Open in PuTTY”)

• O usuário para acesso será o root e a senha alterada desta maneira:

* Ao acessar o endereço IP pela primeira vez, seja via PuTTY ou WinSCP, uma mensagem de alerta será exibida solicitando a confirmação da chave de criptografia, clique em “Sim

» Password: <– Digite a senha enviada ao seu email (pode-se colar a senha no terminal SSH clicando com o botão direito do mouse e teclando ENTER)

» (current) UNIX password: <– DIGITE A MESMA SENHA ENVIADA PELO EMAIL

» Enter  new UNIX password: <– Digite uma nova senha

» Retype new UNIX password: <– Repita a nova senha

Índice do Tutorial:

©2014-2018 Fator Binário - Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account