WordPress: Como fazer backup para o Dropbox

Aprenda a fazer backup do WordPress para o Dropbox e ganhe 500Mb de espaço adicional na sua conta. No final do tutorial mostraremos também como restaurar o backup.

Publicamos recentemente um tutorial de como fazer backup para o Google Drive, porém o Google começou a alertar os usuários que a partir de Julho/2015 começará a cobrar pelas transferências de dados para a conta via API. Então vamos mostrar uma alternativa ainda mais simples, o Dropbox. O serviço Dropbox oferece um espaço gratuito de 2Gb iniciais para guardar arquivos, fotos, música, etc.

Para copiar os arquivos e o banco de dados vamos instalar o plugin UpdraftPlus que salvará os websites no Dropbox, sendo que pelo Updraft é possivel ainda restaurar ou migrar um site WordPress.


WordPress + Dropbox:

1.Se você ainda não tem conta no Dropbox crie uma clicando neste link e ainda ganhe 500 Mb de espaço adicional.

Veja como é fácil: digite o seu nome, sobrenome, email e senha. Clique em concordar com os termos e em “Criar uma conta“.

2.Para ganhar os 500Mb adicionais você precisa instalar o Dropbox no seu computador,  é um programa que ficará no systray (ao lado do relógio do Windows) que alertará quando arquivos forem copiados (isso é útil, pois quando o Updraft executar o backup você será notificado).

3.No painel administrativo do WordPress adicione o plugin UpdraftPlus Backup and Restoration.  Após instalado clique em “Configurações” do Updraft e em seguida clique na aba Configurações e modifique conforme abaixo:

» Intervalo de backups de Arquivos e Banco de Dados: <– Altere para “Diariamente” e digite 7 no número de agendamentos para reter em ambos.

» Incluído no backup dos arquivos:<– Deixe todas as opções marcadas.

» Em “Relatórios” / “Email”:<– Marque a opção. Note que o relatório será enviado para o email do admin do site.

» Escolha o seu armazenamento remoto:<– Dropbox

» Clique no botão “Salvar Alterações”

» Após salvar, retorne para a aba Configurações e, algumas linhas abaixo do logotipo do Dropbox (ao lado de “Autentique com Dropbox“), clique no link para autenticar e autorizar o Updraft a gravar no Dropbox.

*A partir de agora o WordPress fará backup do site diariamente para a sua conta no Dropbox. Configuramos um limite de 7 conjuntos de cópia, então dificilmente faltará espaço em sua conta para guardar os arquivos.

* * Os 5 arquivos de backup copiados são: Banco de Dados, Plugins, Temas (incluindo temas child), Uploads (toda a biblioteca de imagens) e Outros.

4.Para restaurar um backup você poderá selecioná-lo diretamente no painel do Updraft. Mas se na eventualidade de precisar fazer uma restauração após migrar o site para outro provedor, ou ainda após uma nova instalação do WordPress, então proceda desta forma:

» Instale o WordPress

» Instale o Updraft Plus

» Copie o último conjunto de backup com os 5 arquivos do Dropbox para a pasta “wp-content/updraft” no seu site

» Em seguida abra o Updraft novamente que os arquivos estarão lá para serem restaurados.


Notas:

* * Se houver a necessidade de restaurar uma cópia, após finalizar a restauração aparecerá uma mensagem no painel do Updraft solicitando para clicar em um link e deletar os backups antigos. Isso é necessário.

* * Pode-se fazer backup de vários sites WordPress para a mesma conta no Dropbox, cada cópia será gravada com o nome do site.

* * O UpdraftPlus permite fazer backup por FTP para qualquer outro servidor ou serviço de armazenamento externo como o ADrive por exemplo.

* * Esta ferramenta não faz o backup do núcleo do WordPress. Se for migrar um site atualize o WordPress dele antes de fazer a cópia de backup.

* * A cópia será de todos os arquivos internos do site em WordPress com os plugins e banco de dados. Não será incluido o núcleo do WP e nem arquivos “não-WP” como por exemplo arquivos de checagem do Bing, Google Webmasters, e/ou pastas adicionais ao site. Verifique seus arquivos após a migração ou restauração.


 WordPress: Como fazer backup para o Dropbox
Tutorial ISPConfig 3 〉〉 ÍNDICE ANT PROX

Gerenciamento de Servidores Cloud com atendimento e consultoria em português. Planos mensais com os melhores preços do mercado.
Envie um email para [email protected] e saiba mais!

*Regarding english support please contact me by email or post a comment using the Disqus system. I do offer monthly support and custom server deploy. Now accepting Paypal and Bitcoin!